A Estranha Lógica das Testemunhas de Jeová

Doug Checketts (aka Farkel)


Embora nunca tenha sido especificamente declarado nas publicações oficiais das Testemunhas de Jeová, a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias & Tratados condicionou os membros a acreditar que as Sagradas Escrituras não são instruções claras e diretas de Deus, destinadas a dar a qualquer buscador sincero da Verdade uma compreensão da Vontade e requisitos de Deus para a felicidade e salvação da humanidade. Ao fazer isso, a Sociedade Torre de Vigia assumiu, efetivamente, o manto da compreensão das Sagradas Escrituras.

Examinemos brevemente alguma da estranha lógica que advém deste manto de responsabilidade assumido pela Sociedade Torre de Vigia.


A Vontade de Deus Foi Simples Para o Homem Perfeito, mas Inacreditavelmente Complexa Para o Homem Imperfeito

Quando o primeiro casal humano foi criado, havia apenas um mandamento claro de "não fazer" e uma punição clara para quem quebrasse esse mandamento. Este casal foi criado com mentes perfeitas, corpos perfeitos e discernimento perfeito, ao contrário de seus infelizes descendentes, ou seja, você e eu.

Por alguma estranha razão, a Sociedade Torre de Vigia ensinou seus seguidores a acreditar que a Bíblia, que descreve a exigência de Deus para humanos decaídos, com DNA danificado, mentalmente inferiores e moribundos, é um livro de combinações extremamente complexas, simbólicas e com referências cruzadas de palavras literais entrelaçadas com palavras simbólicas e figurativas cheias de significados ocultos e cronologia profética matematicamente "exata".

Para tornar as coisas ainda mais complicadas, a Sociedade Torre de Vigia interpretou as escrituras afirmando que uma parte de uma frase pode ter um significado literal, enquanto outra parte da MESMA FRASE é figurativa, simbólica, profética ou tem DOIS cumprimentos (um no passado , outro no futuro). Na verdade, isto implica que o nosso Criador aparentemente fez grandes esforços para tornar a Sua Própria Palavra para os Seus Próprios Filhos tão confusa (e até tão "enganosa") quanto possível, e que apenas os "dirigidos pelo espírito", ou seja, a Sociedade Torre de Vigia, estão qualificados para compreender e interpretar Sua Palavra.


Quem REALMENTE é Esse Escravo Fiel e Discreto? Sim, de Fato, Quem REALMENTE é?

As publicações da Sociedade Torre de Vigia afirmam em milhares e milhares de casos que o "alimento espiritual no tempo apropriado" deve ser entregue pelos cristãos ungidos de Jeová ou gerados pelo espírito. TODOS os ungidos receberam um dom especial do Espírito Santo e, em virtude disso, somente eles são capazes de determinar o significado das Escrituras.

Os primeiros cristãos ungidos depois de Pentecostes eram homens imperfeitos, assim como todos os homens hoje. Por causa disso, eles tinham divergências sobre as Escrituras, assim como acontece hoje com os homens imperfeitos. Mas uma vantagem que eles tinham e nós não temos era o privilégio de conhecer apóstolos VIVOS que (exceto Paulo) tinham conhecido Jesus e suas palavras e ensinamentos em primeira mão. Até mesmo Paulo, que não conheceu Jesus intimamente enquanto ele estava vivo, deve ter recebido a bênção especial de Jeová, considerando o número de livros da Bíblia que escreveu e o respeito que conquistou entre as diversas congregações durante o seu ministério.

Agora, a questão é: com relação à compreensão do significado de Sua palavra: Jeová trata todos os crentes ungidos da mesma forma, revelando Sua Vontade por meio de Sua Palavra, ou ele é seletivo sobre quem pode fazer isso?

Se ele for seletivo, então o escravo fiel e discreto não é a soma total dos ungidos vivos, como apregoado pela Sociedade Torre de Vigia, mas sim, membros selecionados dos ungidos, cuja seleção foi dirigida pessoalmente por Jeová. E se forem escolhidos pessoalmente por Jeová, então como SABEM que foram escolhidos por Ele? Eles recebem uma "dose" extra especial do Espírito Santo para serem encarregados desta responsabilidade tão sagrada? Alguém na Sociedade Torre de Vigia a quem foi confiada a interpretação das escrituras já deu testemunho de ter recebido uma "dose" tão especial do Espírito Santo? Se sim, não estou ciente disso.

A estranha lógica das Testemunhas de Jeová diz ao público e aos seus membros que o "escravo fiel e discreto" é encarregado de fornecer todo o "alimento espiritual". Na realidade, todo "alimento espiritual" é sancionado por cerca de uma dúzia de membros do Corpo Governante "eleitos democraticamente". Se centenas ou mais de outros "escravos fiéis e discretos" vivos, ungidos ousassem desafiar (ou mesmo questionar) de maneira razoável e bíblica QUALQUER ensino atual defendido pelo Corpo Governante, eles provavelmente seriam imediatamente desassociados. Se tal fosse o caso (como de fato tem sido na história recente das Testemunhas de Jeová), o "escravo fiel e discreto" (REALMENTE o Corpo Governante) nem mesmo seria "fiel" ou compassivo com seus próprios irmãos ungidos.


Você Estaria Melhor se Tivesse Morrido Mais Cedo

A estranha lógica das Testemunhas de Jeová afirma que um grande número de assassinos, mesmo assassinos em massa, que existiram e depois morreram ao longo dos séculos, terão uma "segunda oportunidade" na ressurreição e no milénio. No entanto, TODAS as pessoas vivas que não deram ouvidos às palavras da Sociedade Torre de Vigia no momento em que o Armagedom chegar serão executadas e permanecerão inconscientes por toda a eternidade. "Vejo você no Paraíso, Jeffrey Dahmer! Desculpe pelo seu azar, Madre Teresa!"


O "Corretor" Moderno de Jeová

Jesus deixou bem claro em suas próprias palavras que ninguém poderia chegar ao Pai exceto através dele. A estranha lógica das Testemunhas de Jeová argumenta que ninguém pode chegar ao Pai OU a Jesus exceto crendo e seguindo as interpretações do "escravo fiel e discreto". Parece que o "escravo", então, substituiu o Cristo como "mestre" e como porta de entrada para o Pai. (Não se esqueça de usar a senha "secreta": "Eu peço tudo isso em nome de Jesus" toda vez que você fizer suas orações!)


A Incrível "Adenda à Desassociação" de 1 Coríntios 5:11

Primeira Coríntios 5:11 apresenta seis e apenas seis tipos de conduta que exigiriam que um cristão fiel evitasse associar-se com cristãos professos: fornicadores, gananciosos, idólatras, injuriadores, bêbados e extorsores.

A estranha lógica das Testemunhas de Jeová argumenta que há muitos, muitos mais motivos para se dissociar dos membros do que o que a Bíblia diz. Pessoalmente, posso citar mais DEZENAS, porque a incrível "Adenda de desassociação" a este versículo tem sido regularmente adicionada nas publicações da Sociedade Torre de Vigia. O que é estranho, porém, é que nos meus 27 anos de associação com as Testemunhas de Jeová não consigo me lembrar de UM único exemplo de desassociação por ganância. Você consegue?


"Organização" — A Palavra Que Jeová Esqueceu em Sua Palavra

No topo ou próximo ao topo dos substantivos mais comuns nas publicações da Sociedade Torre de Vigia está a palavra "organização". Quando as publicações da Sociedade Torre de Vigia falam sobre a "Organização" ou a "Sociedade", não estão falando de todos os ungidos, nem de todos os membros da sede mundial em Betel. Eles estão falando sobre o Corpo Governante, já que SOMENTE o Corpo Governante tem permissão para decidir quais informações devem ser fornecidas aos crentes. A estranha lógica das Testemunhas de Jeová usa uma palavra que NEM É MENCIONADA UMA VEZ NA BÍBLIA para lembrar aos fiéis que eles devem obedecer à "organização" ou enfrentarão a morte certa.


Nosso Senhor Não Pode Ser Respeitado

Por que a palavra "Sociedade" está em maiúscula nas publicações da Sociedade Torre de Vigia quando se refere à "organização", enquanto a palavra "deus" está sempre em minúscula quando a Bíblia das Testemunhas de Jeová se refere a Jesus Cristo? A estranha lógica das Testemunhas de Jeová usa a palavra "Sociedade" como nome próprio, mas ainda assim usa o substantivo simples "deus" quando se refere a Jesus Cristo. Visto que um nome próprio é usado para distinguir um ser ou coisa particular ou único, por que a "Sociedade" deveria ser elevada e distinguida de outras "sociedades", enquanto o SALVADOR DE TODA A HUMANIDADE nem sequer é distinguido de outros deuses na Bíblia das Testemunhas de Jeová ?


Você Faz Isso, Você é Mau. Nós Fazemos Isso, Somos Bons

Durante décadas, a Sociedade Torre de Vigia foi rápida a condenar a Igreja Católica pela sua prática há muito abandonada de proibir as bases de possuir uma Bíblia e, mais tarde, proibir os membros de tentarem compreender a Bíblia estudando-a fora da direção da Igreja. Atualmente, a Igreja Católica permite o estudo privado da Bíblia, mas ainda afirma que, para compreender plenamente os requisitos de Deus, é necessário obedecer às doutrinas da Igreja.

Embora seja verdade que as Testemunhas de Jeová não estão especificamente proibidas de estudar a Bíblia sem a ajuda de quaisquer outras publicações, foi claramente afirmado nas publicações oficiais da Sociedade Torre de Vigia que tais tentativas levarão os estudantes da Bíblia à escuridão espiritual e à destruição eterna. Então, qual é a diferença entre a política católica e a política do "escravo fiel e discreto"?


Minha Concordata é Melhor que a Sua Concordata

Na mesma linha, a Sociedade Torre de Vigia condenou muitas vezes a Igreja Católica por enviar uma Concordata (uma proposta de acordo entre uma organização religiosa e um governo secular) a Adolf Hitler. Durante este mesmo período na década de 1930, a Sociedade Torre de Vigia enviou a sua própria Concordata a Adolf Hitler, chamada de "Declaração de Fatos". Quantas Testemunhas realmente leram ambas? Quando criança, ouvi muito sobre a "malvada" Concordata Católica, na qual a Igreja Católica na Europa supostamente fez grandes compromissos com Hitler, mas nunca vi o documento real impresso na íntegra em qualquer publicação da Sociedade Torre de Vigia.

Além disso, não ouvi nada sobre a Concordata das Testemunhas de Jeová. A estranha lógica das Testemunhas de Jeová implica que nunca tentaram chegar a um acordo com Hitler, enquanto a Igreja Católica "entregou-lhe a quinta". Se você estiver curioso, leia os dois documentos, como eu fiz. Eles estão em vários sites na Internet. Você decide quem "se vendeu" e quem não.


Quando um "Estudo Bíblico" é um "Estudo Bíblico"?

A estranha lógica das Testemunhas de Jeová permite-lhes proclamar em voz alta e corajosamente as suas ofertas de um "estudo bíblico domiciliar gratuito", mas das muitas dezenas de milhões de estudos realizados nos tempos modernos, quantas Testemunhas e ex-Testemunhas realmente deram um "estudo bíblico domiciliar gratuito"? Pode ser "gratuito" se o estudante se recusar a comprar qualquer literatura oferecida, e o instrutor então doar essa literatura, mas é um estudo bíblico, ou é um "estudo de literatura" com a literatura fornecendo toda a interpretação e lógica e a Bíblia sendo usada meramente como um livro secundário de "referência"? Conduzi centenas de estudos bíblicos em meus 27 anos como Testemunha, mas NENHUM deles foi, estritamente falando, um "estudo bíblico". Se você é ou esteve associado às Testemunhas de Jeová, também teve a mesma experiência? Estranho, não é?


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0201.html