Jesus Morreu em uma Estaca ou Cruz?

Jan S. Haugland


Aqui está algo que escrevi sobre a questão da cruz versus estaca há algum tempo e postei em vários grupos da Usenet.

Primeiro, observemos que a Sociedade Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová) é a única a afirmar esta visão de que Jesus foi morto numa simples estaca. Nenhuma denominação religiosa que eu conheça apoia a Sociedade Torre de Vigia aqui, exceto alguns poucos grupos-do-"Nome" nos Estados Unidos. Mais importante ainda, nenhum historiador no mundo (secular ou religioso) concorda atualmente com a Sociedade Torre de Vigia de que existe qualquer evidência de que Jesus morreu numa estaca sem trave. Nem a Sociedade Torre de Vigia jamais apresentou a menor evidência real para as suas afirmações.


Evidência Bíblica

A Bíblia não fornece uma descrição direta da stauros, mas contém alguns indicadores.

Vejamos um texto:

João 20:25: "Mas ele [Tomé] lhes disse: "Se eu não vir nas mãos dele a marca dos pregos, não colocar o dedo na marca dos pregos e não colocar a mão no lado dele, de modo algum acreditarei.""

Observe o plural aqui: "pregos". Então Tomé aqui diz que as mãos de Jesus foram penetradas por mais de um prego. Pode-se perguntar, então, por que as publicações da Torre de Vigia retratam Jesus com as mãos perfuradas por um único prego. Embora não seja conclusivo, este versículo mostra pelo menos que a Torre de Vigia está a ignorar o pouco testemunho que temos da própria Bíblia. Um mau começo, não é?

A segunda evidência é fornecida aqui:

Mateus 27:37: "Também colocaram acima da sua cabeça a acusação contra ele, por escrito: "Este é Jesus, o Rei dos judeus.""

A compreensão mais natural deste evento é que ele foi pendurado com os braços abertos, pregado na trave. Este sinal que Pilatos colocou poderia então ser localizado acima de sua cabeça. Se ele foi pendurado como a Sociedade Torre de Vigia afirma que foi, seria mais correto dizer que o sinal foi afixado acima de suas mãos. Novamente, isto não é conclusivo, mas ambos os versículos que temos da Bíblia, dando qualquer indicação, apontam para o entendimento tradicional: que Jesus foi morto numa cruz tradicional; uma estaca com uma trave.


Fontes Escritas Primitivas

Um fato bastante ignorado pela Sociedade Torre de Vigia é que há evidências extrabíblicas definitivas da forma exata da stauros, e esta forma é a cruz, um T com uma trave rebaixada.

Primeiro, existem algumas descrições nos textos cristãos primitivos. Observe que estes foram escritos enquanto a língua grega bíblica ainda estava viva, e enquanto a cruel prática de execução que chamamos de crucificação ainda era realizada pelos romanos.

O apologista cristão Justino, escrevendo por volta de 160 d.C. (muito antes de Constantino), fez menção ao formato da cruz pelo menos duas vezes:

"E a forma humana difere daquela dos animais irracionais em nada mais do que por ser ereta e ter as mãos estendidas... e isso não mostra outra forma senão a da cruz." (Justino Mártir, "First Apology" [Primeira Apologia] em Roberts & Donaldson (ed): Ante-Nicene Fathers [Pais Ante-Nicenos], Vol. I, Eerdmans, 1969, p. 181)

"Pois uma viga é colocada em pé, da qual a extremidade mais alta é elevada em um chifre, quando a outra viga é encaixada nela, e as extremidades aparecem em ambos os lados como chifres unidos a um chifre." (Justino Mártir, "Dialogue With Trypho" [Diálogo com Trifão], Capítulo XC em Ante-Nicene Fathers [Pais Ante-Nicenos], p. 245)

Algumas décadas depois, Irineu escreveu:

"A própria forma da cruz também tem cinco extremidades, duas de comprimento, duas de largura e uma no meio, sobre a qual [esta última] repousa a pessoa que está fixada pelos pregos." (Irineu, "Against Heresies" [Contra as Heresias], Capítulo XXIV em Ante-Nicene Fathers [Pais Ante-Nicenos], p. 395)

Em 197 d.C., o escritor cristão Tertuliano escreveu:

"Cada pedaço de madeira que é fixado ao solo em posição ereta é parte de uma cruz e, na verdade, a maior parte de sua massa. Mas uma cruz inteira nos é atribuída, com sua viga transversal, é claro, e seu suporte saliente." (Tertuliano, "Ad Nationes" [Às Nações], Capítulo XI em Ante-Nicene Fathers [Pais Ante-Nicenos], Vol. III, p. 122)

Observe que esses escritores viveram em um período em que as crucificações ainda eram realizadas e puderam ver essas execuções horríveis em primeira mão. Tanto Justino como Tertuliano referiram-se a casos em que cristãos foram crucificados (ver Ante-Nicene Fathers [Pais Ante-Nicenos], Vol. I, p. 254; Vol III, p. 28).

Outra evidência ainda mais definitiva e anterior vem da Epístola de Barnabé (aqui da tradução de J. B. Lightfoot dos Ante-Nicene Fathers [Pais Ante-Nicenos]):

9:36 E Abraão circuncidou de sua casa dezoito homens e trezentos. Qual foi então o conhecimento que lhe foi dado?

9:37 Entendam que Ele diz primeiro o dezoito e, depois de um intervalo, trezentos[.] em dezoito, I representa dez e H representa oito.

9:38 Aqui está Jesus (------).

9:39 E porque a cruz no T deveria ter graça, Ele diz também trezentos.

9:40 Assim Ele revela Jesus nas duas letras, e na [letra] restante a cruz.

A explicação deste estranho argumento é que Barnabé tenta fazer da referência de Gênesis 14:14 a "300" (318) uma profecia sobre a cruz, já que a letra 'T' (tau) significa 300 no sistema numérico grego. Deixando de lado a estranheza do argumento "exegético" de Barnabé, esta é uma evidência definitiva de que quando Barnabé foi escrito (e é comumente datado de cerca de 130 d.C., e possivelmente ainda mais antigo; alguns datam-no já em 75 d.C.) a cruz foi entendida ter a forma de um T.

Encontramos até mesmo testemunhos sobre a forma da cruz por parte dos primeiros escritores não-cristãos. O escritor grego Luciano (c. 120-180 d.C.) escreveu que a letra T recebeu seu «'mau significado' por causa do 'instrumento maligno', com a forma de um tau, que os tiranos erigiram para 'pendurar homens sobre ele'». (Luciano em "Iudicium Vocalium 12", em Crucifixion [Crucificação] de Martin Hengel, Fortress Press, 1982, pp. 8, 9)

Como se isso não bastasse, temos evidências dos próprios manuscritos bíblicos antigos: os manuscritos P66 e P75, que são tradicionalmente datados por volta de 200 d.C., mas podem datar já da última parte do primeiro século. (Ver Biblica, Vol. 69:2, 1988; que data o muito relacionado P46 tão cedo, e informações preliminares do Professor George Howard, por carta, que afirmaram que P75 e P66 "não estão muito atrás" em data.)

De qualquer forma, em P75 a palavra stauros é alterada para que o T e o R juntos representem uma cruz com uma pessoa nela em três lugares onde a palavra ocorre (veja foto abaixo), e P66 coloca uma cruz na palavra stauros (veja foto abaixo). Você pode ver como isso foi feito no manuscrito P66 no livro Encountering New Testament Manuscripts (Encontrando Manuscritos do Novo Testamento) de Jack Finegan (Eerdmans, 1980, p. 33, veja a digitalização e tradução abaixo).

Juntas, essas evidências esmagadoras falam por si. A razão pela qual a Sociedade Torre de Vigia se esforçou tanto para criar um caso completamente imaginário para um stauros sem trave cruzada é intrigante, mas sem dúvida tem algo a ver com a necessidade de se distinguir de outras denominações. Deveria também demonstrar a todos quão pouca consideração a Sociedade Torre de Vigia tem pela verdade. Toda esta informação foi disponibilizada muitas vezes à Sociedade Torre de Vigia.


Evidência Médica a Favor da Crucificação

É um fato que a forma como a execução de Jesus é retratada nas publicações da Torre de Vigia o teria matado em cerca de seis minutos.

Já em 1948 o médico austríaco Hermann Moedder demonstrou que se você pendurar uma pessoa com as mãos para cima, ela morrerá sufocada em cerca de seis minutos. Isto foi confirmado diversas vezes, mais recentemente por um professor de patologia da Universidade de Columbia, que também demonstrou experimentalmente que se a pessoa for pregada com os braços abertos num ângulo de 60-70 graus, ela pode viver durante várias horas. Seu trabalho também mostrou que é possível pregar uma pessoa em uma cruz através das mãos, não necessariamente através dos pulsos, como indicado anteriormente. (Frederick T. Zugibe, "Two Questions About Crucifixion" [Duas Perguntas Sobre Crucificação] em Bible Review, abril de 1989, pp. 35-43)

Portanto, esta evidência mostra definitivamente que nem sequer é anatomicamente possível que Jesus tenha sido crucificado como mostrado nas publicações da Torre de Vigia.


A Cruz é um Símbolo Pagão?

Com certeza. E entre essas antigas nações pagãs que tinham cruzes estavam os romanos, que selecionaram o dispositivo de tortura usado para matar Jesus.

É muito estranho que a Sociedade Torre de Vigia tenha esta obsessão com a cruz sendo um "símbolo fálico pagão", e depois argumente que um poste, que é descrito muitas vezes como um símbolo pagão de fertilidade na própria Bíblia, foi usado para matar Jesus.


O estaurograma, uma combinação das letras gregas tau e rho, parece uma figura humana pendurada em uma cruz e representa partes das palavras gregas para "cruz" (stauros) e "crucificar" (stauroō) no papiro Bodmer P66, uma cópia do Evangelho de João (200 d.C.). O estaurograma é a referência visual mais antiga à crucificação de Jesus. Foto: Fundação Martin Bodmer

O estaurograma combina as letras gregas tau-rho para substituir partes das palavras gregas para "cruz" (stauros) e "crucificar" (stauroō) no papiro P75 em Lucas 14:27. Foto: Fundação Martin Bodmer

Encountering New Testament Manuscripts
Jack Finegan, 1980, p. 33
Clique na imagem para ampliar

Encontrando Manuscritos do Novo Testamento
Jack Finegan, 1980, p. 33
Clique na imagem para ampliar

Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0208.html