Memórias de Nestor e Toni Kuilan

Nestor e Toni Kuilan


Batismo, Casamento, Pioneiros Especiais em Porto Rico


Nestor e Toni Kuilan (1964)

Fui batizado em 1961 em Porto Rico e Toni em 1958 em Brooklyn, Nova Iorque. Nós dois levamos a sério a nova religião aprendida e nos permitimos ser bem doutrinados na ideia de nos ajudar a aprender a chamada "verdade". Toni mudou-se para Porto Rico e nos casamos em 1964. Começamos juntos como pioneiros especiais em 1964, na cidade de Humacao, Porto Rico. Essa foi nossa primeira tarefa juntos, e difícil.

Agora percebemos que fomos tão ingênuos com a doutrinação. Abandonamos nossa família quando eles mais precisavam de nós para realizar trabalho de pioneiro. Eu estava estudando na universidade e desisti quando tudo que precisava para obter um bacharelado eram 15 créditos. Deixamos para trás um bom futuro porque éramos jovens e estávamos iniciando nosso casamento. Ainda me lembro de meu pai me perguntando por que eu estava me casando com Toni se estava abandonando a universidade e não seguindo carreira. Como eu iria sustentar minha família?

Quando começamos nossa primeira missão não tínhamos onde morar e com a mesada que a Sociedade nos dava de 32,50 dólares mensais para cada um acabamos morando em um apartamento em um projeto governamental de má reputação, para pessoas de baixa renda. Tínhamos 23 anos e nos casamos recentemente, sem lugar para morar e tínhamos que trabalhar 150 horas por mês, além de cuidar de uma congregação problemática. Certamente era óbvio que a Sociedade Torre de Vigia não cuidava do seu povo servindo onde a necessidade era grande.


Escola de Missionários de Gileade

Depois de três anos em Humacao, nos inscrevemos na Escola de Missionários de Gileade e fomos aceitos. Fomos o primeiro casal de Porto Rico a ser aceito em Gileade. Tivemos que superar muitos obstáculos para chegar a Gileade. Mas devido à nossa profunda crença nos ensinamentos da Torre de Vigia, abandonámos a nossa família, amigos e um bom futuro.

Estávamos muito entusiasmados em ir para Gileade, onde pensávamos que aprenderíamos muito sobre a Bíblia. A ideia era que estudássemos a Bíblia de capa a capa e tivéssemos que lê-la completamente antes de estudar em Gileade. Mas, para nossa decepção, os ensinamentos eram principalmente sobre a história e a geografia do Antigo Testamento. Tínhamos que memorizar dados que não seriam usados novamente, então não era prático. Foi principalmente uma repetição de material antigo da Torre de Vigia. Este foi realmente um processo de doutrinação. Ainda me lembro do dia em que Nathan H. Knorr nos deu um discurso e nos disse que éramos a "nata" da sociedade humana por causa da nossa determinação de servir como missionários da organização de Deus na Terra. Toni e eu ficamos chocados com esse comentário e percebemos que eles estavam trabalhando em nosso ego. Mas naquela época não dávamos tanta importância. Tivemos sorte de eles ministrarem um curso especial chamado "Problemas Ministeriais". Foram escolhidos vinte alunos para esse curso e nós estávamos entre eles. Este curso era muito prático e voltado para os superintendentes nas congregações, inclusive superintendentes de circuito, de distrito e de filial. Tratava-se de como aplicar as políticas e a disciplina da Torre de Vigia nas congregações.

Quando éramos pioneiros especiais em Humacao, Porto Rico, devido aos meus estudos em psicologia e à minha própria sensibilidade, pude perceber quanto sofrimento os membros da congregação tiveram de suportar devido à sua filiação religiosa. A maioria dos superintendentes não entendia como funciona a mente nem como oferecer ajuda. Eles foram treinados para aplicar regras e regulamentos, para manter a boa imagem da organização. No início do "Curso de Problemas Ministeriais" tive a ilusão de que aprenderia muito sobre como aplicar os princípios bíblicos em nossas vidas e ajudar outros a fazer o mesmo. Mas, na realidade, todo o curso foi sobre como aplicar as regras da Sociedade Torre de Vigia. Novamente, foi apenas doutrinação porque não havia lugar para aplicar a nossa própria sabedoria, raciocínio e espontaneidade. Os estudantes que não tinham experiência em comissões judicativas ficaram muito felizes em receber essa informação porque não tiveram que pensar, apenas encontrar a informação nas publicações privadas da Sociedade e aplicá-la. A Sociedade tem publicações privadas sobre como lidar com problemas na congregação.


Missionários na Espanha

Fomos designados para fazer trabalho missionário na Espanha. Depois de terminarmos Gileade, recebemos treinamento no serviço de circuito em Nova Jersey e Nova Iorque. Para evitar despesas, a Sociedade nos enviou de Nova Iorque para a Islândia. Lá trocamos de avião para Luxemburgo e chegamos tarde da noite. Fomos escoltados por alguém da filial e nos levaram até a estação de trem e seguimos para Paris, na França. Ficamos dois dias na filial francesa, fizemos um pouco de turismo e depois seguimos para Barcelona, na Espanha, no trem que demorou mais de doze horas. Finalmente chegamos ao nosso destino em outubro de 1967, por volta das 23 horas, e fomos até um pequeno hotel onde a Sociedade havia feito arranjos para nossa estadia.

A Sociedade nos designou para um lar missionário e ficamos em Barcelona por vários meses. Ali aprendemos como eles faziam a obra de pregação clandestinamente. O ditador Francisco Franco ainda estava no poder e sob seu governo as Testemunhas de Jeová foram proibidas. Então costumávamos fazer o trabalho de uma maneira muito especial. Íamos até um prédio e começávamos a pregar de cima para baixo, caso alguém ficasse bravo conosco e chamasse a polícia. Nesse caso era mais fácil sair rapidamente do prédio. Às vezes, um morador ficava bravo conosco e simplesmente íamos para outra área, caso a polícia aparecesse. Vivíamos em constante incerteza porque se fôssemos apanhados seríamos deportados ou mandados para a prisão e o nosso parceiro só saberia disso muito mais tarde. Foi especialmente difícil para os espanhóis porque estavam expostos à prisão a qualquer momento. Aos poucos nos acostumamos com essa ameaça. Fomos treinados no serviço de circuito em Palma de Maiorca e Barcelona e depois designados para Madri.

O nosso circuito consistia em metade de Madrid, a região sudoeste da Extremadura e a maior parte de Castilla la Vieja. Fizemos tudo isso viajando em trens e ônibus. Foi um trabalho difícil, mas tentamos tirar o melhor proveito e gostamos.

Depois de vários anos no circuito, fomos designados para o trabalho de Distrito. Naquela época, a Espanha consistia em um distrito que incluía toda a Península Espanhola, as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias. Isso significa que conhecemos muito bem o país. Durante as minhas visitas distritais fui ver as Testemunhas que estavam presas devido à sua neutralidade cristã. Tive a oportunidade de estar com esses irmãos presos em diversas ocasiões. Sempre foi uma experiência emocional muito difícil. Em Espanha, as Testemunhas que se recusaram a prestar o serviço militar foram enviadas para a prisão e seguindo a política da Sociedade foi isso que muitos fizeram. Alguns deles passaram mais de 11 anos na prisão. Este procedimento era diferente de outros países como o México, onde a Torre de Vigia permitia que as Testemunhas pagassem dinheiro e assinassem alguns papéis, evitando assim o serviço militar e tendo que ir para a prisão naquela altura. Ao contrário do Malawi, onde não foram autorizados a assinar nada e pagaram com a vida e muito sofrimento. Isso foi muito inconsistente.

Cada vez que visitei a prisão tive de ouvir queixas e problemas e enviar um relatório à Torre de Vigia. Devido à sua diligência e bom comportamento, conquistaram o respeito de outros presos e guardas e foram autorizados a ficar juntos na mesma área. Eram homens de princípios, dispostos a perder a liberdade. Eles pensaram que estavam fazendo isso para Deus.

Costumávamos realizar as assembléias de circuito em áreas pequenas e os únicos autorizados a assistir eram os anciãos das congregações e os pioneiros. Não obstante, receberam a mesma informação que as Testemunhas em outros países e os anciãos tiveram de transmitir esta informação à congregação. Para as assembleias distritais viajaríamos para Toulouse, França; Bélgica, Alemanha e Roma. Trabalhávamos muito para organizar todo o trabalho na época da ditadura.

Tivemos que suportar muitas dificuldades, mas o fizemos com amor em nossos corações. Naquela época, a situação de vida na Espanha era bastante precária. Tivemos que ficar em casas sem sistema de aquecimento e o tempo estava frio. Muitas casas não tinham banheiro dentro de casa.

Depois de vários anos no Distrito, fui designado para dirigir a Escola do Ministério do Reino. Esse foi um curso de duas semanas para os anciãos das congregações. Visitei várias cidades grandes onde os anciãos das congregações vizinhas vinham e faziam o curso. Mais tarde, quando Francisco Franco morreu e recebemos liberdade, o curso foi ministrado na filial de Barcelona. Lá dirigi a escola e também trabalhei no departamento de atendimento da filial. Toni trabalhou na filial ajudando no desenvolvimento de sistemas para realizar o trabalho na filial recém-criada.

Toni e eu tivemos a oportunidade de trabalhar diretamente com os irmãos e irmãs do país e sempre tentámos encorajá-los a desenvolver amor e compaixão entre si, em contraste com a abordagem legalista da Torre de Vigia. Pudemos desenvolver relacionamentos maravilhosos com os membros e os anciãos das congregações, os superintendentes de circuito, os pioneiros e os membros da filial, de modo que poderíamos dizer que construímos um paraíso "espiritual" onde vivíamos.

Quando chegámos a Espanha em 1967 havia 4.644 Testemunhas activas e quando saímos do país em 1977 havia 34.954. Ficamos felizes por ter contribuído para esse crescimento em Espanha.

Chegou então a notícia de que a Sociedade estava mudando nossa designação da Espanha para o Betel de Brooklyn, em Nova Iorque, para trabalhar no departamento de espanhol da gráfica. Não ficamos felizes em deixar a Espanha.


No Betel de Brooklyn, em Nova Iorque

Em 1977 chegamos a Brooklyn, em Nova Iorque, e iniciamos uma nova etapa de nossas vidas. Que golpe! Muitas vezes comparávamos o ambiente da nossa designação anterior na Espanha com o ambiente acidentado do Betel de Brooklyn. Foi como passar de um "paraíso espiritual" na Espanha para uma "selva espiritual". Foi uma mudança difícil que abriu os nossos olhos para condições e realidades muito diferentes daquilo que costumávamos acreditar. Havia muita uniformidade e estereótipos. Era um lugar onde não havia individualidade. Tudo é feito de acordo com regras.

Embora não usassem uniforme literal, os betelitas eram facilmente identificados nas redondezas por suas roupas, modo de andar e aparência em geral. Todos eram constantemente observados por outros. Vimos racismo, elitismo, alcoolismo e imoralidade. Ouvimos falar de escândalos sexuais e suicídios, um dos quais eu conhecia pessoalmente. Notamos que no Betel de Brooklyn eles não agiam de maneira razoável; era só política, gente procurando um cargo, diminuíam sua humanidade porque sabiam que as chefias estavam de olho neles. Achei que esse fosse o jeito do mundo, não do Espírito Santo, mas era assim que as coisas eram feitas.

Estes foram os sentimentos de Toni:

"Ao fim de três anos, eu estava quase farta da situação em Betel. Muitas das mulheres betelitas se aproximavam de mim para desabafar sobre o trabalho árduo e o sentimento de vazio das mulheres de lá. Elas se sentiam solitárias, assustadas e inúteis. Algumas delas recorreram ao álcool como forma de acalmar seus sentimentos. Algumas mencionaram como gostariam de ter saído mais cedo para ter uma família como as pessoas "normais" fazem. Fiquei sabendo que algumas dessas mulheres estavam sendo tratadas por psiquiatras e outras foram internadas em centros de reabilitação devido ao seu vício em álcool. Isto chocou-me porque a Sociedade recomendou que não deveríamos ir a um psiquiatra, mas falar com os anciãos, mas eles estavam a fazer exactamente o oposto. Uma jovem me convidou para ir à área de sol no terraço do Edifício de Betel. Eu não conseguia acreditar no que via, muitos superintendentes de primeira linha estavam tomando sol nas manhãs de domingo, enquanto na congregação os desculpavam por terem muito trabalho em Betel. Portanto, era obrigatório que os publicadores fossem de casa em casa e dedicassem o máximo de horas possível, e era aceitável que alguns superintendentes de Betel, membros da elite, passassem seu tempo tomando sol no terraço de Betel. Tudo isso era abafado. Muitos betelitas não conheciam este pequeno segredo. Falei com o Nestor e pedi que pensasse em ir embora porque eu não estava feliz ali, para mim era como uma prisão. Estranho eu dizer isso, porque quando tomei conhecimento das Testemunhas de Jeová, meu objetivo era um dia ser uma betelita. Tudo parecia tão bonito e arrumado por fora."

Depois de muita consideração, decidimos que queríamos sair de Betel. Pensamos em voltar para Espanha e em diferentes possibilidades.

Lembro-me de conversar com Chris Sanchez e Rene Vazquez sobre minha impressão de não sentir o fluxo do Espírito Santo ali. Certa vez, enquanto conversava com Chris sobre esse assunto, ele me disse para conversar com Rene sobre coisas que Ray Franz, membro do Corpo Governante, havia mencionado a ele. Liguei para René e ele me contou que Ray Franz havia mencionado que havia textos bíblicos que a Sociedade havia interpretado mal. Tive um bom relacionamento com Ray Franz porque ele havia sido missionário em Porto Rico, nós o vimos em Betel enquanto estudávamos na Escola de Gileade para Missionários e ele visitou a Espanha como Superintendente de Zona. Então tínhamos um bom relacionamento. Falei com Ray e convidei ele e Cynthia para uma refeição em nosso quarto e conversamos sobre a Bíblia. Discutimos assuntos como a manipulação da Bíblia pela Sociedade para apoiar seus ensinamentos e atividades e o que estava acontecendo no Departamento de Redação. Ray me incentivou a ler certas passagens da Bíblia sem tentar usá-las para apoiar uma crença em particular. Ele não tentou me ensinar uma nova doutrina.

As duas primeiras doutrinas em que deixei de acreditar eram que Deus tinha uma organização e que apenas 144 mil iriam para o céu. Fiquei muito perturbado ao perceber que essa crença que defendi e ensinei não era verdadeira de acordo com a própria Bíblia. Lembro-me do sofrimento que causei à minha família porque decidi obedecer à Torre de Vigia e percebi que a autoridade que permiti que tivessem sobre mim não tinha base bíblica.

Naquela época planejamos férias com minha família em Porto Rico e trouxemos conosco a versão da Bíblia que usávamos em Gileade, onde eu tinha muitas anotações. Estudei-a durante as férias e pude ver a falsidade dos ensinamentos da Torre de Vigia. Toni também viu isso claramente. Decidimos começar uma nova vida. Voltaríamos a Betel, entregaríamos nossa demissão e retornaríamos a Porto Rico. Quando voltamos para Betel, não nos sentíamos mais as mesmas pessoas. Sabíamos que as Testemunhas estavam completamente fora de alinhamento com a Bíblia, que se tratava de um esquema inventado. O Corpo Governante não era o "escravo fiel e discreto" que afirmava ser. Percebemos que estávamos trabalhando para uma organização corrupta que não tinha nada a ver com Deus, que alterava a Bíblia ao seu gosto.

Ao retornarmos, enviamos uma nota ao escritório de Betel avisando que queríamos partir e retornar a Porto Rico. Nossos pertences foram colocados em caixotes, pois partiríamos dentro de algumas semanas. Planejamos passar algum tempo com a irmã de Toni em Long Island e depois ir para Atlanta, Geórgia, para visitar os pais e o irmão de Toni.


Desassociação e Expulsão de Betel

No entanto, recebi uma notificação do Corpo Governante. Sessões intensivas de questionamento ocorreram com o sempre poderoso Corpo Governante tentando agarrar um movimento de apostasia imaginário. Essas reuniões foram muito duras e eles nos trataram de maneira muito dura. Queriam que eu lhes contasse todo o conteúdo das minhas conversas com Ray Franz. Um membro do Corpo Governante esteve presente nessas reuniões. Eles ficaram zangados e insistiram que eu deveria cooperar com o Corpo Governante. Eu disse a eles repetidamente que minhas conversas privadas com meus amigos eram da minha conta. Todos eles continuaram conversando tentando me enganar querendo saber o que Franz havia dito. No final de cada reunião, eles nos ameaçavam: 'Se vocês não cooperarem, terão problemas'. Depois dessas reuniões, Toni e eu estávamos nervosos como uma 'barata na dança da galinha', como dizemos em Porto Rico. Depois dessas reuniões, todos olhavam para nós constantemente. Aqueles dias foram realmente difíceis. Finalmente disse-lhes que podiam continuar a falar comigo, mas que deixassem Toni fora disto.

Eles me perguntaram sobre quando tivemos Ray e Cynthia em nosso quarto para jantar. Eu disse que conversamos sobre muitas coisas e que era uma refeição casual. Eles disseram que sabiam de tudo, que tínhamos comido bifes e vinho. Fiquei indignado porque perguntaram sobre as crenças de Ray. Eu disse: "Pergunte a ele em que ele acredita. Não posso te dizer o que Ray pensa. Eu lhe direi o que acredito se você quiser saber." Não achei certo falar sobre a conversa do meu amigo.

Na última reunião disseram-me que se eu continuasse na minha posição acabaria na rua em frente a Betel com pôsteres e cartazes contra a Torre de Vigia; Eu me tornaria um membro do escravo mau. Naquele momento, fiquei com raiva e disse: "Sou um ancião aqui como você e você deveria me respeitar, então não fale assim comigo". A reunião terminou; eles me desassociaram naquela noite, enviando um bilhete para o nosso quarto.

Fomos expulsos de Betel, deixando-nos sem teto, sem um tostão e sem amigos. Chris Sanchez, Rene Vazquez, suas esposas e eu fomos todos desassociados. Toni não foi desassociada.


Toni e Nestor Kuilan (2014)

Imediatamente enviei-lhes uma nota informando que não fiz nada de errado e que não estava pedindo perdão, apenas uma revisão do meu caso. Na manhã seguinte, eles me enviaram uma carta me desassociando por encobrir um movimento de apostasia. Se eu estivesse arrependido ou quisesse confessar, não poderia passar por uma comissão da congregação. Eu teria que passar pelo Corpo Governante.

Eles tinham medo de que eu influenciasse as pessoas em Espanha e em Porto Rico. Então, eles prejudicaram minha reputação e muitas mentiras foram ditas sobre mim.

Foi um alívio saber que não teríamos mais que fingir, mas sabíamos que isso custaria muitos problemas com os pais de Toni. O pai dela tinha estado no trabalho de circuito e agora tanto ele como a mãe dela eram pioneiros. Perguntei a Toni se ela estava disposta a passar por isso porque não havia sido desassociada. Ela concordou comigo e já tinha visto o suficiente para saber que não queria fazer parte desta organização. Temos sido evitados por nossa família há mais de 30 anos.


Nova Vida em Porto Rico

Começámos uma nova vida em Porto Rico. Temos um negócio imobiliário e faço Aconselhamento Para a Vida e conduzo seminários.

Quando voltamos a Porto Rico e confrontamos a realidade da situação que enfrentávamos, não foi fácil. Não tínhamos amigos e a família que era Testemunha de Jeová nos evitava. Tínhamos ambos 40 anos, sem dinheiro, emprego e sem lugar onde morar. O que tivemos foi uma grande coragem e uma forte confiança em nós mesmos. Tínhamos muita certeza de que havíamos feito a coisa certa.

Não queríamos ser satélites da Torre de Vigia, girando em torno do passado. Você não pode continuar falando sobre esses acontecimentos, sofrendo-os e apegando-se a eles. Deixamos a nossa família praticar a sua religião, se eles nos evitam, então a escolha foi deles. Tivemos que aceitar isso e deixá-los ir.

Assumimos o controle de nossas vidas e nos lembramos da Torre de Vigia como algo de nosso passado. Demos a essa experiência o significado que queríamos; foi apenas uma lição de vida e continuamos fluindo com a vida.

Agora [em 2014] temos ambos 73 anos e sentimo-nos bem, felizes e cheios de vida e, acima de tudo, livres do vírus chamado religião (a influência da Torre de Vigia). Se você começar uma nova vida, então você terá uma nova vida. Você quer ser uma Testemunha? Não? Então não seja uma Testemunha, deixe tudo. Você consegue. Meu livro explicará claramente como encontramos a cura para isso.


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0212.html