Tive Que Rejeitar Uma Organização Apóstata

Rud Persson


Infância, Batismo e Prisão por Recusar o Serviço Militar


Rud Persson (2014)

Nasci em 1944 e tive uma infância brilhante. A religião não desempenhava um papel importante na vida familiar. Não me lembro de ter ouvido falar de Jesus até começar a primeira série, aos sete anos de idade. Lembro-me daquela época em que A Sentinela e Despertai! chegavam regularmente à nossa casa. Foi minha mãe quem se interessou pela mensagem das Testemunhas de Jeová. Meu pai não estava interessado. Embora eu e meus irmãos tivéssemos sido informados sobre o Armagedom vindouro e o novo mundo que se seguiria, nossas vidas não foram muito afetadas. Comemoramos o Natal e os aniversários e pintamos ovos de Páscoa.

Mais tarde, a guerra fria me preocupou. A corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética combinava com a visão de mundo de minha mãe, que ela herdou das Testemunhas.

Minha mãe foi batizada como Testemunha na primavera de 1958, e alguns meses depois um carismático Pioneiro Especial conseguiu iniciar um estudo bíblico com meu pai. Foi usado o livro Let God Be True (Seja Deus Verdadeiro). A família inteira participou do estudo e, em dezembro de 1958, todos na família concordaram que deveríamos parar de comemorar o Natal.

No verão de 1959, fui batizado numa Assembleia de Distrito, quando tinha apenas 15 anos de idade. Meu pai foi batizado no ano seguinte e, por fim, minhas duas irmãs mais novas também foram batizadas. Em 1959 meu irmão tinha apenas cinco anos. Muitos anos se passaram antes que ele fosse batizado.

Todos participamos das atividades da congregação local. Logo meu pai foi nomeado Servo de Congregação Assistente, como o cargo era chamado antes da introdução do arranjo de anciãos, no início da década de 1970. Não enfrentámos nenhum problema específico na comunidade das Testemunhas de Jeová e, em 1963, passei o meu primeiro mês na prisão por recusar o serviço militar.


Primeiras Dúvidas: Tempos dos Gentios e Sangue

Em 1965, quando enfrentava uma sentença de dois meses pelo mesmo motivo, decidi ir ao fundo de todas as crenças das Testemunhas, a fim de poder convencer outros da nossa fé. Foi então que fiz minha primeira descoberta devastadora. A doutrina das Testemunhas sobre os "sete tempos" dos gentios não poderia ser encontrada na Bíblia! Nem uma única pista sobre os supostos 2.520 anos que supostamente terminariam em 1914 foi encontrada nas Escrituras! Toda a doutrina estava pairando no ar. Conversei com outras Testemunhas de Jeová, até mesmo com pessoas proeminentes, sobre isso. Ninguém tinha solução para o problema e ninguém parecia se importar. Portanto, tive de concluir que uma importante doutrina das Testemunhas estava errada. Minha atitude foi que esse erro logo seria descartado pela organização.

Comecei a estudar a história da igreja e continuei a estudar a Bíblia de forma independente. Em 1967, levei um grande golpe ao me corresponder com um pastor batista. Eu tinha a impressão de que os pregadores e os clérigos não tinham qualquer conhecimento da Bíblia e fiquei chocado ao descobrir que este homem sabia mais do que eu e que grande parte da doutrina da Torre de Vigia era duvidosa.

Pouco depois fiquei preocupado com a posição da organização em relação às transfusões de sangue. Em 1958, foi explicado que as gamaglobulinas, uma fração do sangue, seriam toleráveis para os cristãos. O raciocínio era que seu uso na medicina não era usá-lo como alimento e que era como alimento que o sangue era proibido nas Escrituras. Como o sangue não era usado como alimento na medicina, a nova posição só poderia ser válida se todo o uso médico do sangue fosse tolerado. A organização não foi honesta o suficiente para aceitar essa conclusão. Com o passar do tempo, mais e mais partes de sangue foram declaradas toleráveis e assim ficou bastante claro que os líderes eram hipócritas. Em 1978, argumentou-se mesmo que as injecções de partes do sangue "para combater doenças, tais como os usados contra difteria, tétano, hepatite por vírus, hidrofobia, hemofilia e incompatibilidade de RH" pareciam cair numa "zona de 'questões limítrofes'" e que a consciência de algumas Testemunhas permitiria o uso de "uma pequena quantidade" de tais derivados do sangue. A Torre de Vigia referiu-se especificamente a Lucas 6:1-5 para esclarecer o raciocínio. (A Sentinela, 1.º de dezembro de 1978, p. 31)

Contudo, esse texto mostrava que Davi e seus homens comiam não "uma pequena quantidade" ou migalhas de pão que era proibido, mas quantidades suficientes de pão sagrado para aliviar a fome! A necessidade, não a quantidade, importava. Mais uma vez, a única forma legítima de confiar nesse texto era aplicá-lo a todas as utilizações médicas do sangue, e sem limitar a utilização a "uma pequena quantidade". Não é de surpreender que isso não tenha sido feito.

Em 1972 conheci Birgit, uma pioneira, e nos casamos em 2 de dezembro daquele ano. Birgit também criticou algumas das doutrinas das Testemunhas. Ela desistiu do serviço de pioneiro antes de nos casarmos.

Foi em 1973 que comecei a pesquisar a história do movimento Torre de Vigia. Eu tinha visto contradições nas apresentações históricas do movimento e queria saber especialmente sobre os acontecimentos imediatamente após a morte de C. T. Russell. Foi alegado que o Juiz Rutherford e os seus apoiantes tinham agido fielmente e, como resultado, tinham sido escolhidos como "o escravo fiel e discreto" após a alegada vinda de Cristo ao seu templo em 1918. Os seus opositores, foi alegado, tinham agido infiel e então foram rejeitados como "aquele escravo mau".

Este foi um ensinamento crucial das Testemunhas, mas rapidamente descobri que Rutherford e a sua equipa tinham usado golpes baixos para assegurar o poder e que a atitude da chamada "oposição" tinha sido mais do que justificada. Isto significava, naturalmente, que a afirmação sobre a elevação do "escravo fiel e discreto" foi por água abaixo.


Colaboração com Carl Olof Jonsson

No verão de 1974 conheci Carl Olof Jonsson numa Assembleia de Distrito em Gotemburgo, Suécia. Tínhamos amigos em comum que achavam que deveríamos manter contato.

Foi como resultado de nossas extensas discussões que Carl decidiu escrever um tratado sobre 1914 e enviá-lo a Brooklyn. Enquanto Carl escrevia o tratado, participei dos preparativos. Ainda me lembro da emoção que sentimos quando Carl, depois de um longo estudo, conseguiu concluir que a tabuinha babilônica VAT 4956 aniquilou o ano 607 A.E.C. como a data da destruição de Jerusalém sob Nabucodonosor.

O estudo de Carl causou grande rebuliço na sede. Ray Franz e Lyman Swingle, do Corpo Governante, ficaram impressionados com o estudo, mas a maioria do Corpo não quis discuti-lo.

Em 1981, o livro Let Your Kingdom come (Venha o Teu Reino), de uma forma muito imperfeita e incompleta, tentou lidar com as evidências de Carl, que foram injustamente rejeitadas. Carl então decidiu tornar público seu tratado. Antes que pudesse fazer isso, ele foi desassociado. Mas o seu estudo foi publicado pela primeira vez em sueco em 1983 e depois em quatro edições consecutivas em inglês, a última e muito ampliada em 2004, com o título The Gentile Times Reconsidered (Os Tempos dos Gentios Reconsiderados).

Durante este tempo também começamos a pesquisar os alegados "sinais" dos últimos dias, especificamente guerras, fomes, pestes, terremotos e crimes. Ficamos surpresos ao descobrir que não houve aumento destas dificuldades desde 1914, conforme afirmado pela Sociedade. Na verdade, especialmente a fome e as pestilências haviam sobrevindo a humanidade em maior grau antes de 1914 do que depois daquele ano. Nosso livro The Sign of the Last Days -- When? (O Sinal dos Últimos Dias -- Quando?) foi publicado pela Commentary Press em 1987. Usei o pseudônimo de Wolfgang Herbst para o livro por preocupação com meu pai e meu irmão, que eram Testemunhas de Jeová fiéis. Quando a edição alemã foi publicada, muito mais tarde, ambos já haviam falecido. É por isso que a edição alemã trazia meu nome verdadeiro na página de rosto.


Saída da Organização

Em 1986, tive uma das experiências mais insultuosas de toda a minha vida. Por causa da fome na Etiópia, eu e minha esposa decidimos ingressar na Cruz Vermelha. De alguma forma, minha filiação chamou a atenção dos anciãos locais. Eles não perceberam que a adesão à Cruz Vermelha era uma questão perfeitamente aceitável do ponto de vista "teocrático". Em vez de falar comigo sobre isso, eles escreveram, pelas minhas costas, para a Filial e perguntaram se deveriam me levar perante a Comissão para descobrir se eu havia quebrado minha neutralidade cristã.

A Filial não sabia, mas declarou que entraria em contato com os irmãos em Brooklyn para descobrir. Com o tempo, uma carta de duas páginas foi enviada ao Superintendente Presidente. Foi feita a afirmação absurda de que a Cruz Vermelha, de várias maneiras, estava operando em conflito com Isaías 2:4. Os anciãos foram instruídos a me fazer responder cinco perguntas e enviar-lhes minhas respostas para análise. Consegui receber as perguntas com antecedência e escrevi uma resposta longa e sistemática, que encaminharam à Filial.

Os anciãos locais tinham quase certeza de que eu seria desassociado. Um deles queixou-se dizendo que eu era um criminoso. Eu mesmo tinha certeza de que a Filial não ousaria fazer nada. E com certeza não houve reação alguma, embora os anciãos tentassem obter mais informações. Eu consegui cópias de ambas as cartas escritas pela Filial e eles obviamente não queriam que mais material confidencial fosse divulgado. Embora os anciãos logo tenham percebido que haviam perdido o jogo, nenhuma desculpa foi recebida deles. Todos os níveis da organização estavam envolvidos neste caso sujo: os anciãos locais, o superintendente de circuito, a Comissão de Filial e o Corpo Governante. Depois disso, não considerei mais essas pessoas como irmãos cristãos. O comportamento deles mostrava uma organização completamente doentia, totalmente desprovida de simpatia e amor cristão.

Minha esposa e eu já tínhamos decidido sair, mas não queríamos que as pessoas pensassem que o incidente da Cruz Vermelha foi o único motivo para sair, então esperamos mais de um ano antes de cortarmos com a organização. Dedicamos nosso tempo a preparar cartas de demissão adequadas. Explicamos que, embora quiséssemos ser cristãos, não poderíamos mais nos identificar com uma organização apóstata. Fornecemos razões bíblicas para a nossa posição e enviamos a carta a um bom número de pessoas. Uma breve carta também foi enviada à Filial e outra aos anciãos locais, todas chegando ao mesmo tempo. Isto foi em outubro de 1988. Indicamos aos anciãos que, se eles falassem mal de nós, tomaríamos medidas. Permitimos que declarassem à congregação que não queríamos mais estar ligados à organização Torre de Vigia, conforme explicado na nossa carta geral. O superintendente presidente anunciou nossa renúncia em harmonia com nossas instruções.


Vida Após Saída da Organização

Poucos meses depois disso, eu e minha esposa fomos convidados para uma conferência cristã na Califórnia e fui convidado a participar do programa. Foi aqui que eu e a minha esposa fomos baptizados "em Cristo" debaixo de água numa piscina, no sábado, 22 de julho de 1989. Isto significava que já não considerávamos válidos os nossos anteriores baptismos na Torre de Vigia.

Durante vários anos, ajudei Carl Olof Jonsson a publicar uma revista trimestral sueca chamada Informationer (O Informante), examinando vários pontos de vista da Torre de Vigia. Publiquei seis artigos enfatizando a ausência do nome "Jeová" no Novo Testamento e também oito artigos referentes à data da última refeição de Jesus com seus discípulos, mostrando que ela ocorreu em 15 de nisã e não em 14 de nisã, como a Sociedade afirmou. Em 2003 concluímos que o Informationer (O Informante) cumpriu o seu propósito e o descontinuamos. Retomei meu projeto de 1973 sobre a tomada do poder por Rutherford em 1917 com o objetivo de publicar um livro.

Quando meu pai morreu, em dezembro de 2004, só soubemos disso por meio de um obituário publicado no jornal local, e foi declarado que o funeral já havia ocorrido. Nossos filhos nunca foram Testemunhas batizadas, mas não foram informados. Obviamente pensava-se que se tivessem sido informados eu e a minha mulher teríamos vindo ao funeral, e a nossa presença ali não foi desejada. Como pessoas que rejeitaram a organização, fomos tratados como se estivéssemos mortos.

Apesar de nossas experiências, minha esposa e eu somos pessoas felizes, aproveitando a vida. Mantivemos a nossa fé cristã e tivemos o prazer de ver os nossos dois filhos tornarem-se cristãos baptizados, casando-se com cônjuges cristãos. A vida nunca foi melhor do que é agora.


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0214.html