Minha Experiência

Duane Magnani



Duane Magnani

Tenho uma vasta experiência pessoal com a religião das Testemunhas de Jeová, pois vivi o estilo de vida de um filho de pais Testemunhas de Jeová dos 5 aos 16 anos e brevemente como adulto no ano de 1974. Por muitos anos, testemunhei em tribunal sobre as crenças e práticas das Testemunhas de Jeová, muito do que experimentei pessoalmente. Também experimentei estas práticas com centenas de outras crianças e adultos Testemunhas de Jeová.

Enquanto crescia como uma criança Testemunha de Jeová, fui constantemente treinado para acreditar que amizades pessoais com crianças não Testemunhas de Jeová eram totalmente indesejáveis e desnecessárias porque essas crianças eram na verdade chamadas de "más associações". Portanto, quando ganhei uma competição de atletismo no condado, meus pais Testemunhas de Jeová e seus amigos ficaram muito chateados com isso e me instruíram a não praticar esportes extracurriculares com aqueles que eu considerava boas crianças. Na verdade, disseram-me para realmente "odiar" aquelas crianças que não são Testemunhas de Jeová, evitando-as.

Esse treinamento constante para modificar meu desejo de praticar meus esportes favoritos e substituí-los por servir a Jeová por bater de porta em porta me deixou muito deprimido. Embora meus pais estivessem fortemente engajados no estilo de vida das Testemunhas de Jeová, eu realmente não queria ser Testemunha de Jeová. As exigências do estilo de vida e a frequência às reuniões eram extremamente chatas e, embora eu não estivesse disposto a anunciar isso a ninguém, adiei o batismo até os 16 anos. Pouco depois disso, desmoronei emocionalmente e informei à minha família que não poderia viver mais o estilo de vida.


Saída das Testemunhas e Entrada na Força Aérea

Minha dissociação voluntária da organização das Testemunhas de Jeová foi muito alarmante para meus pais e eles responderam duramente. Disseram-me que eu deveria repensar minha decisão e servir a Jeová, ou não poderia mais dormir no meu quarto, mas apenas no porão da casa. Eu escolhi a segunda opção. E durante este tempo ouvi constantemente que, embora os meus amigos de longa data, Testemunhas de Jeová, estivessem preocupados comigo, deviam evitar-me até que eu mudasse de ideias e voltasse à "verdade". E se não o fizesse, não só seria afastado de Jeová, mas em breve da própria vida -- visto que o Armagedom estava para breve! Naquela época, decidi que preferia morrer (esperando que não fosse muito em breve) do que voltar a um estilo de vida que me deprimia muito.

Na década de 1960, durante a guerra do Vietname, existia o serviço militar obrigatório. Tive de tomar a decisão de cumprir a lei do nosso país ou seguir as instruções da Sociedade Torre de Vigia e, portanto, recusar-me a defender o nosso país. Foi uma decisão fácil. Entrei para a Força Aérea dos EUA. Nos anos seguintes, fiz meus primeiros amigos verdadeiros e gostei muito do novo estilo de vida. Um dos meus melhores amigos iria cursar direito e quanto mais conversávamos sobre isso, mais eu pessoalmente me interessava por uma potencial carreira como advogado. Francamente, tudo que eu queria era ter um estilo de vida interessante e ganhar um bom dinheiro!

Depois de deixar a Força Aérea, desenvolvi um plano para cumprir meu objetivo profissional. Novamente, fiz muitos novos amigos e estava progredindo bem em meu plano de negócios. Ao mesmo tempo, estava gostando muito do processo, também cursando a faculdade e me saindo muito bem. É claro que meus pais não apoiavam a educação universitária, nem mesmo para as Testemunhas de Jeová ativas. A Sociedade Torre de Vigia instrui contra a educação universitária devido à sua preocupação com pessoas más ("más associações") -- não-Testemunhas de Jeová. Além disso, aqueles que recebem educação pós-secundária podem muito bem perder algumas reuniões das Testemunhas de Jeová e, especialmente, passar menos tempo no serviço de Jeová.

Durante a minha vida como filho das Testemunhas de Jeová, fui constantemente instruído de que definitivamente não haveria um futuro realmente bom nas "carreiras mundanas", devido à proximidade do fim do mundo (Armagedom). Portanto, era essencial para mim fazer do ministério a principal prioridade da minha vida. Infelizmente, embora eu não quisesse ser Testemunha de Jeová e tivesse abandonado a religião, esse ensinamento não saiu da minha mente. Eu ainda acreditei. Na verdade, eu ainda sofria uma lavagem cerebral total na crença de que Jeová não queria que eu seguisse o ensino superior, o que poderia me levar ao sucesso neste mundo mau.


Regresso às Testemunhas de Jeová em 1974

Alguns anos depois de eu ter me dissociado, as Testemunhas de Jeová ficaram muito entusiasmadas com um livro intitulado Vida Eterna -- Na Liberdade dos Filhos de Deus (1966). A principal razão para o seu entusiasmo foi que o livro apresentava a afirmação de que o Armagedom estava muito próximo. Um gráfico no livro declarava que 6.000 anos de existência do homem terminariam no ano de 1975. Portanto, a organização afirmou que a maioria das pessoas vivas no final da década de 1960 estariam vivas no Armagedom. A grande pergunta para as Testemunhas de Jeová passou a ser: "Por que vocês estão ansiosos por 1975?"

Infelizmente, embora eu não quisesse ser Testemunha de Jeová, não rejeitei nenhum dos seus ensinamentos como falsos ensinamentos. E é por isso que ainda aceitei os seus ensinamentos sobre o Armagedom. Eu certamente acreditava que apenas aqueles que realmente vivem o estilo de vida das fiéis Testemunhas de Jeová poderão sobreviver ao Armagedom. E por causa dessa lavagem cerebral, algo que a organização Torre de Vigia proclamou mudou a minha vida. O Armagedom estava chegando demasiado cedo! Em 1973, meus pais me contataram e me disseram que eu tinha cerca de 18 meses antes que Jeová me matasse. Sim, fui avisado de que Jeová iria acabar com este mundo em 1975. Reagi de uma forma que nunca teria esperado. Embora eu estivesse perto de concluir o ensino superior e depois ingressar na faculdade de Direito, tomei a decisão de abandonar a universidade e voltar a ser Testemunha de Jeová.

Decidi me casar com minha namorada que também estava sofrendo uma lavagem cerebral para entrar na seita da Torre de Vigia. Decidimos então conversar com meu irmão, que era ainda mais resistente ao estilo de vida das Testemunhas de Jeová. Ele basicamente deixou a seita aos 12 anos! Naturalmente, estávamos preocupados com ele e sua esposa. Não queríamos que fossem destruídos em apenas alguns meses. A esposa do meu irmão ficou totalmente chateada. Ela acreditava que estávamos realmente em uma seita perigosa e não queria que sua família fosse afetada. Então, ela tomou algumas medidas fortes para protegê-los. Ela contatou Bill Cetnar, uma ex-Testemunha de Jeová que tinha trabalhado muito ativamente na sede mundial da Sociedade Torre de Vigia em Nova Iorque. Agora, este homem foi muito activo em ajudar as Testemunhas de Jeová a ver que estavam a ser enganadas pela própria organização que acreditavam ser a "verdade".


Momento Chave: o Encontro Com Bill Cetnar

Foi-me dada uma proposta interessante: se eu estivesse disposto a ouvir o que Bill Cetnar dizia sobre os ensinamentos da Sociedade Torre de Vigia, poderia então falar com o meu irmão sobre voltar para as Testemunhas de Jeová. Achei que era um bom negócio. Fiquei interessado em conversar com ele porque tinha certeza absoluta de que ele estava errado e isso ficaria evidente em nossa conversa. Então, eu poderia convencer meu irmão a voltar à "verdade"!


Duane Magnani (2014)

Como alguém que atualmente ignorava totalmente os ensinamentos históricos da literatura das Testemunhas de Jeová, eu tinha muito que aprender. Uma das questões principais era que a organização era totalmente responsável por encorajar as Testemunhas de Jeová a pensar numa data específica para o Fim do mundo -- levando-as a negligenciar coisas que de outra forma teriam cuidado. Até o meu despertar, eu certamente continuava a acreditar na instrução da organização Torre de Vigia de que Jesus estava invisivelmente presente desde o ano de 1914. A organização declarou que este foi o mesmo ano do nascimento do reino celestial de Deus e do início do últimos dias deste sistema iníquo de coisas. O que eu não sabia? Eu não conhecia a própria história dos ensinamentos da Sociedade sobre esta profecia chave. Curiosamente, eu ignorava totalmente que esta data era certamente a falsa profecia histórica mais importante.

Entre as muitas questões chocantes que Bill mencionou sobre 1914, e que mais tarde aprendi com a minha própria pesquisa na literatura das Testemunhas de Jeová, está que o "Reino de Deus" seria totalmente estabelecido naquele ano. Durante o tempo do fundador da Sociedade Torre de Vigia, Charles Taze Russell, e mesmo depois da sua morte, as Testemunhas de Jeová estavam a ser instruídas de que não só o Armagedom seria realizado em 1914, mas que estava actualmente em progresso! Na verdade, de acordo com a liderança das Testemunhas de Jeová, em 1916 eles alegaram que "nossos olhos de compreensão" deveriam ver claramente que isso estava acontecendo. Pouco depois de finalmente deixar a seita, escrevi um livro intitulado Eyes of Understanding (Olhos de Entendimento). Nas primeiras três páginas documentei que a liderança das Testemunhas de Jeová afirma ser o "profeta" de Deus e que afirmou que a única maneira de provar isso é rever o seu registo! Eu certamente fiz muito disso. Em relação a 1914, para mim o ponto-chave foi a afirmação de que o seu Jeová publicou a sua própria previsão sobre 1914 na revista A Sentinela. Bill usou esse fato para me tirar da seita logo no primeiro dia em que conversou comigo.

Eu queria perguntar a Jeová: "O que você sabia e quando soube disso?" Uma das questões-chave que incentivou a minha investigação sobre a seita da Torre de Vigia é o fato óbvio de que o Deus das Testemunhas de Jeová é extremamente ignorante sobre o futuro! Não só isso, mas a organização afirma que ele está impedido de ver o que realmente está acontecendo na Terra. A única maneira de ele aprender sobre os acontecimentos terrenos é sendo periodicamente informado por seus anjos. Seguindo minha pesquisa sobre esse assunto, escrevi um livro sobre o deus burro das Testemunhas de Jeová chamado The Heavenly Weatherman (O Meteorologista Celestial).


Witness Inc.

Depois de deixar a seita das Testemunhas de Jeová, meu interesse por seus ensinamentos se intensificou. Eu queria ajudar aquelas Testemunhas de Jeová amantes da verdade que seguiam a Torre de Vigia a verdadeiramente despertar! Portanto, de 1975 a 2014, fui Diretor da Witness Inc., uma organização de pesquisa de religião comparada, especializada nos ensinamentos sociológicos, históricos e doutrinários das Testemunhas de Jeová. Witness Inc. tornou-se a maior organização desse tipo no campo da atividade anti-seita.

A título de pesquisa, escrevi trinta livros e manuais publicados e produzi três vídeos populares e numerosos estudos mais curtos sobre o tema das Testemunhas de Jeová, a partir das perspectivas sociológica, histórica e doutrinária. Incluídos em meus escritos estão três livros especificamente sobre o tema dos filhos das Testemunhas de Jeová, dois dos quais envolvem seu estilo de vida e envolvimento em casos de custódia. Um desses livros é intitulado Refutation of Preparing for Child Custody Cases (Refutação de Preparação Para Casos de Custódia de Crianças). Este livro foi uma resposta ao manual de estratégia Preparing for Child Custody Cases (Preparação Para Casos de Custódia de Crianças), escrito por advogados da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a sede do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Esse manual (juntamente com outros) foi escrito, em parte, numa tentativa de minar o meu testemunho no tribunal.


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0216.html