Biografia de Thomas W. Cabeen

Thomas W. Cabeen


Indo Para Onde Há Mais Necessidade

Meus pais foram batizados como Testemunhas de Jeová na primavera de 1954, pouco depois de eu completar quatro anos. Eles abraçaram as crenças com muito entusiasmo. Dentro de dois anos, acreditando que o Armagedom era iminente, eles venderam sua nova casa em Phoenix, Arizona, e se ofereceram para se mudar "para onde a necessidade fosse grande". Meu pai foi designado Servo de Congregação (agora chamado de Superintendente Presidente) da congregação de Cottonwood, Arizona. Naquela época, a congregação consistia apenas de nossa família de três pessoas e de uma Testemunha de Jeová muito idosa chamada Winifred Olney. Em 1960, ela havia se tornado uma congregação pequena, mas zelosa, de cerca de uma dúzia de famílias, cerca de 50 ou 60 pessoas, se bem me lembro. Papai aprimorou o espanhol do ensino médio e iniciou um pequeno estudo bíblico entre um grupo de pessoas que falavam espanhol na região.

Em 1960, meu pai frequentou a escola do Ministério do Reino, realizada na Fazenda do Reino da Sociedade Torre de Vigia em Ithaca, Nova York. Enquanto estava lá, ele foi encorajado a "ampliar" seu serviço. Dentro de um ano, a pedido da Sociedade, mudamos para El Centro, no Vale Imperial agrícola do sul da Califórnia, onde serviu como Servo de Congregação numa congregação de língua espanhola. Minha mãe e eu começamos naquela época a aprender espanhol. Ela teve muito mais dificuldade com isso do que eu e não fala fluentemente até hoje. Alguns anos depois, fomos novamente convidados a nos mudar para uma pequena congregação de língua espanhola em Casa Grande, Arizona.

Meus pais me incentivaram fortemente a ser "pioneiro de férias" durante as férias durante o ensino médio, o que eu fiz. Depois de me formar, em 1967, tornei-me um "Pioneiro Regular". Como resultado, fui dispensado do serviço militar. Recebi a classificação de 4D ("Ministro da Religião") do meu conselho local.


Ancião de Betel


Thomas W. Cabeen

Na Assembleia de Distrito do verão de 1968, por sugestão de meus pais, candidatei-me para servir na sede mundial das Testemunhas de Jeová (conhecida pelas Testemunhas como "Betel") em Brooklyn, Nova Iorque. Fui convidado para servir lá como voluntário a partir de 14 de novembro de 1968.

Em Betel, eu trabalhava duro em qualquer trabalho que me fosse designado. Também me dediquei muito a aprender o máximo possível sobre os ensinamentos da Torre de Vigia. Fui avisado para ficar longe de "más companhias", então escolhi como companheiras Testemunhas maduras, muitas das quais trabalhavam em Redação, Serviço e outros departamentos onde as Testemunhas mais respeitadas, leais e maduras eram designadas. Sou extrovertido e faço amigos com facilidade, por isso me aproximei de muitos deles. Minha disposição para trabalhar duro e uma aptidão natural para o trabalho que me foi atribuído resultaram em responsabilidades cada vez maiores, geralmente muito maiores do que o normal para alguém da minha idade.

Pouco depois de meu convite para Betel, meus pais, incentivados por meu exemplo, começaram o serviço de pioneiro. Alguns anos depois, meu pai foi convidado para se tornar Superintendente de Circuito e trabalhou com congregações de língua espanhola no sudoeste e nordeste dos Estados Unidos por mais de dez anos.

Também na minha congregação local, recebi responsabilidades ainda muito jovem. Fui nomeado membro de uma Comissão de Serviço em minha congregação local quando tinha 19 anos e, posteriormente, como ancião em 1971, quando tinha 21 anos. No ano seguinte, fui nomeado "Ancião de Betel". Como tal, falei como representante da Sociedade Torre de Vigia em congressos patrocinados pela Sociedade (fui o orador principal numa Assembleia Distrital em Roanoke, Virginia, quando tinha vinte e poucos anos). Em algumas ocasiões, fui o orador principal em reuniões especiais com a presença de milhares de pessoas, por exemplo, em San Antonio, Texas, e Chicoutimi, Quebec, Canadá.


Superintendente da Sala de Impressão e Casamento


Thomas e Gloria Cabeen

Um ano depois de minha chegada a Betel, fui designado para a grande gráfica que produzia a revista The Watchtower (A Sentinela). Cerca de um ano depois, tornei-me encarregado de diversas prensas. Quando eu tinha cerca de 27 anos, fui nomeado supervisor da Sala de Impressão. Entretanto, as minhas amizades com membros maduros e responsáveis da "família" de Betel cresceram e eu estava a ter discussões muito mais profundas com eles sobre os ensinamentos da Sociedade e o funcionamento da organização. Visto que tenho uma voz profunda, fui regularmente convidado a participar na produção de fitas pré-gravadas usadas nos populares dramas bíblicos apresentados todos os anos nas assembléias de verão das Testemunhas de Jeová. Isto também apresentou muitas oportunidades para discutir a doutrina e as políticas organizacionais da Torre de Vigia. Também atuei num programa de rádio semanal patrocinado pela Sociedade Torre de Vigia durante alguns anos, em meados dos anos setenta.

No final de 1973, reencontrei uma adorável jovem, também membro da equipe da sede, que conheci logo depois que ela chegou a Betel, em dezembro de 1971. Namoramos, nos apaixonamos e nos casamos em 25 de maio de 1974. Glória, como eu, era zelosa pela Sociedade Torre de Vigia e muito dedicada ao seu trabalho em Betel. Nós dois decidimos dedicar nossas vidas em tempo integral nos poucos anos restantes antes do Armagedom, trabalhando como membros da equipe da sede.


Duvidando de Doutrinas

Todos os novos entrantes em Betel eram obrigados a ler a Bíblia. Embora eu fosse Testemunha de Jeová por quase 10 anos (fui batizado em 1959), nunca tinha feito isso. Ler a Bíblia me emocionou, mas também levantou muitas questões perturbadoras em minha mente. Nunca parei de ler e estudar a Bíblia, embora naturalmente desse prioridade às publicações da Torre de Vigia. Quanto mais eu lia tanto a Bíblia como as publicações da Torre de Vigia, mais inconsistências encontrava. Simplesmente não conseguia conciliar os ensinos da Bíblia com os da Torre de Vigia. A princípio atribuí minha falta de compreensão à juventude e à inexperiência. Mas com o passar do tempo e à medida que comecei a ser mais respeitado e confiável, descobri que poderia discutir minhas dúvidas e problemas bíblicos com membros mais velhos e respeitados da equipe da Sede. Fiquei surpreso ao descobrir quantos deles estavam enfrentando os mesmos problemas que eu e com que franqueza os discutiam.

A introdução de muitas novas maneiras de analisar os ensinamentos da Torre de Vigia começou com o lançamento de Aid to Bible Understanding (Ajuda ao Entendimento da Bíblia) em 1971. Uma mudança resultou na nomeação de um Corpo Governante para supervisionar o trabalho das Testemunhas de Jeová. em vez do Gabinete do Presidente, mais "secular". As muitas mudanças organizacionais que se seguiram pareceram abrir a porta para um reexame de outros ensinamentos. Se tínhamos estado errados sobre tantas posições organizacionais que antes pensávamos serem solidamente baseadas nas Escrituras, por que não poderíamos estar errados também sobre questões doutrinárias? Eu não estava sozinho ao fazer essa pergunta. À medida que a década de 1970 chegava ao fim, um número crescente de pessoas sinceras começou a ler traduções da Bíblia que não fossem a Tradução do Novo Mundo aprovada pela Torre de Vigia, bem como comentários, e as pessoas começaram a reunir-se em grupos de estudo da Bíblia informais, onde estudamos a Bíblia sem a "ajuda" das publicações da Torre de Vigia.

Em 1979, eu estava convencido de que não poderia haver conciliação dos ensinamentos da Torre de Vigia então vigentes com a Bíblia. Alguns de meus amigos próximos que ocupam altos cargos na organização expressaram que sentiam o mesmo. No entanto, eu ainda confiava na orientação de Deus para a organização e acreditava que grandes mudanças estavam por vir. Eu os esperei com grande expectativa.


Os Eventos de 1980. Saindo de Betel

Na primavera de 1980, viajei para Chicago para participar de uma feira de impressores. Ao retornar, minha esposa me encontrou no aeroporto com notícias terríveis. Realizavam-se reuniões com dois casais altamente respeitados, membros da família de Betel. Havia rumores de que eles estavam sendo acusados de apostasia. Quando eles foram desassociados, fiquei completamente chocado. Em poucos dias, a notícia se espalhou como fogo por Betel. Quase literalmente da noite para o dia, a atmosfera em Betel mudou. Parecia que todos estavam polarizados em dois campos: aqueles que eram leais à Bíblia e aqueles que eram leais à organização.

A essa altura, minha esposa Glória estava tendo seus próprios problemas com Betel. Suas dificuldades não eram principalmente doutrinárias, mas tinham a ver com o espírito do lugar e a forma como as pessoas eram tratadas. Ela me disse que queria deixar Betel e constituir família. Eu ainda acreditava firmemente na exatidão da cronologia da Torre de Vigia e não conseguia imaginar por que alguém iria querer partir com o fim tão próximo. Para mim, a cronologia da Torre de Vigia estava correta e foi absolutamente essencial para estabelecer a autoridade da Sociedade Torre de Vigia como o "canal de comunicação" de Deus com a humanidade nos "últimos dias" antes do Armagedom.

Comecei a fazer perguntas a vários amigos de confiança em "altos postos" da organização para descobrir o que estava acontecendo. Obtive uma cópia de uma carta escrita à Sociedade Torre de Vigia por Carl Olof Jonsson, um ancião Testemunha de Jeová da Suécia. Nela ele apresentou evidência de que a cronologia da Torre de Vigia estava gravemente errada. A evidência parecia indiscutível. Ainda assim, a parte mais difícil de aceitar não foi o erro da cronologia, mas o corolário: se a cronologia estava errada, a muito importante doutrina da Torre de Vigia sobre a sua nomeação por Jesus como o "escravo fiel e discreto" estava errada. Eles não eram o que diziam ser. Além disso, a liderança da Sociedade estava enganada, na melhor das hipóteses, ou eram hipócritas e falsos profetas, na pior. Li e reli as evidências até me convencer. Fui forçado a considerar a possibilidade de a Sociedade Torre de Vigia não ser quem dizia ser. Quando o fiz, muitas perguntas e dúvidas se cristalizaram em minha mente. Muitas coisas começaram a fazer sentido. Embora eu tivesse gostado muito do meu serviço na organização Torre de Vigia e amasse muito os meus irmãos e irmãs Testemunhas, parecia mais do que provável que haveria uma separação. Aceitei o fato de que minha carreira como Testemunha de Jeová havia terminado. Simplesmente perdi o desejo de continuar apoiando ativamente algo em que não conseguia mais acreditar.

Em meio a esse período tumultuado, meus pais vieram do Texas para Betel para visitar Gloria e eu. Com base em algumas expressões que fiz sobre a desassociação de alguns dos nossos amigos íntimos, eles sentiram que a minha antiga atitude de total apoio para com a organização estava a mudar. (Nunca fui muito bom em esconder meus verdadeiros sentimentos.) A atmosfera entre nós ficou pesada e carregada emocionalmente. Assegurei-lhes que nunca abandonaria Jeová Deus, Jesus Cristo ou a Bíblia, mas não podia negar que tinha sérias dúvidas sobre a autoridade da organização. Meus pais queriam garantias de que eu nunca deixaria a organização. Isso eu não poderia dar a eles, já que eu tinha visto o quanto as emoções estavam fluindo em relação à organização, e tinha visto como pessoas muito sinceras e respeitadas haviam sido desassociadas em processos judicativos do tipo "tribunal tendencioso".

Pensei em simplesmente deixar as Testemunhas naquele momento, mas senti que pouco seria feito, além de fazer uma espécie de declaração política, o que não me interessou. Além disso, pensei que estaria em melhor posição para ajudar meus pais a compreender meus sentimentos se ainda estivesse associado. As coisas não funcionaram como eu esperava. Uma divisão profunda foi aberta entre meus pais e eu sobre essa questão, que nunca foi curada até hoje. Como resultado, sinto uma profunda sensação de perda.

Embora eu tivesse vontade de deixar Betel imediatamente, um senso de dever me fez ficar até o verão. Mudanças importantes estavam ocorrendo na Sala de Impressão, na qual estive profundamente envolvido. Eu queria ver o novo equipamento que havia recomendado instalado e funcionando e queria ter certeza de que ocorreria uma transição tranquila entre mim e meu substituto. Saímos de Betel em 15 de julho de 1980. Eu sabia que nunca mais voltaria.


Desassociação


Thomas W. Cabeen

Neste ponto, minha vida mudaria totalmente. Tive que recomeçar minha vida aos 30 anos. Não tinha dinheiro, pois meus 12 anos em Betel foram gastos como voluntário não remunerado. Eu tinha experiência profissional e conhecimento técnico, mas não tinha diploma universitário. Peguei emprestado 300 dólares do meu sogro para mudar nosso quarto cheio de pertences para Lancaster, Pensilvânia, e moramos com os pais de Gloria por 10 semanas até que eu conseguisse um emprego e alugasse um pequeno apartamento.

Ao deixar as Testemunhas de Jeová, comecei a olhar para a organização Torre de Vigia simplesmente como um conjunto de pessoas que mantêm crenças em comum e que partilham recursos. Não consegui fazer nenhuma categorização significativa das Testemunhas como grupo. Cada indivíduo parecia reagir aos acontecimentos recentes de forma diferente e muitas vezes imprevisível. Ficou claro para mim que as organizações não possuem uma identidade única, apenas aquela percebida na mente das pessoas. Com base nesta constatação, comecei a examinar as escrituras para determinar se Deus alguma vez usou ou não alguma organização como instrumento oficial para comunicar ou dirigir os humanos. Concluí que ele não fez isso. Acabei publicando minha pesquisa em um livreto intitulado Será Que Deus Opera Mediante Uma Organização?

Pouco depois de chegarmos à Pensilvânia, fui nomeado ancião. Visto que eu não achava que a associação com uma organização tivesse alguma importância em si mesma, de uma forma ou de outra, não vi razão para me afastar das Testemunhas de Jeová, desde que a minha associação com elas não exigisse que eu violasse a minha consciência. No entanto, descobri que isso era cada vez mais difícil, já que o principal impulso do conteúdo das publicações da Torre de Vigia durante meses parecia ser as advertências e a condenação dos perversos "apóstatas" que o eram apenas porque discordavam do dogma da Torre de Vigia. Eu simplesmente não conseguia ensinar às pessoas conscientemente coisas que não acreditava serem verdadeiras, então deixei o cargo de ancião.

Cerca de um ano e meio depois, os anciãos da congregação de Lancaster, Pensilvânia (ainda assistíamos às reuniões com alguns regularmente) pediram para falar comigo e com Glória depois da Reunião de Serviço regular de quinta-feira à noite. Esta reunião "informal" acabou por ser uma espécie de audiência judicativa. Não fomos informados antecipadamente da natureza desta reunião, nem fomos acusados de nada, mas fomos questionados durante mais de uma hora sobre "dúvidas" não especificadas. Embora tivéssemos estado bastante ativos com a congregação por mais de dois anos e meio, poucos, se é que algum, tinham ideia de que tínhamos dúvidas. No entanto, naquele fim de semana, muitos, se não a maioria, da congregação sabiam que "tínhamos dúvidas".

Em uma segunda breve reunião realizada cerca de uma semana depois, os anciãos nos informaram que, como nossas dúvidas eram de "conhecimento comum" na congregação, eles eram forçados a tomar alguma atitude. Mencionei que ninguém na congregação parecia saber alguma coisa sobre quaisquer dúvidas antes dos anciãos se reunirem conosco (se soubessem, ninguém relatou). Portanto, parecia que os próprios anciãos deviam ter espalhado a informação sobre as nossas dúvidas. Um deles respondeu: "Não é nossa preocupação como a informação ficou conhecida. Agora que isso aconteceu, devemos agir." Não havíamos feito nada do qual pudéssemos nos arrepender e não havia testemunhas testemunhando contra nós, mas como continuávamos a ter dúvidas (ainda não especificadas), John Gebhard, o ancião presidente, disse que não lhes deixávamos escolha. Eles se retiraram para uma breve conferência particular, retornaram e anunciaram sua decisão de nos desassociar. Pareceu-me bastante claro que a decisão foi tomada antes mesmo de eles se reunirem connosco, com base em outros factores que não as provas ou o nosso testemunho, por isso parecia não servir para nada recorrer da decisão. Assim terminou minha associação de 29 anos com as Testemunhas de Jeová.


A Vida Depois de Sair


Thomas W. Cabeen

Deixar minha carreira como Testemunha significou começar uma nova. Embora eu tivesse uma boa base técnica no ramo de impressão e tivesse experiência em habilidades de supervisão e treinamento, tinha muito a aprender sobre como conduzir os negócios do dia-a-dia em uma atmosfera competitiva onde a empresa tinha que ganhar dinheiro com base no desempenho e não num fornecimento constante de contribuições de devotos que compram as publicações independentemente do conteúdo. Felizmente, passei meu último ano em Betel analisando as implicações financeiras da atualização de impressoras antigas em vez da compra de novas. No processo, descobri que tinha aptidão e interesse naturais em análise de negócios e aprendi muito sobre custos e princípios básicos de negócios. Alguns estudos de administração me ajudaram a preencher muitas das lacunas deixadas pela minha experiência na Torre de Vigia.

Cerca de um ano depois de deixar a Sociedade Torre de Vigia, eu era Gerente de Fábrica numa gráfica comercial perto de Lancaster, Pensilvânia. Seguiram-se outros trabalhos na área de impressão. Em 1984, aceitei um cargo em uma empresa de comunicações de marketing e comecei a aprender as especificidades do campo de rápido crescimento do marketing direto. Em 1987, comecei um pequeno serviço de produção de impressão, que se expandiu em dois anos e se tornou uma agência de marketing direto pequena, mas bem-sucedida.

Minha experiência com as Testemunhas me fez ver claramente como é fácil ficar envolvido em atividades organizacionais e perder de vista a verdadeira natureza do Cristianismo e a riqueza da vida e experiência cristã. Acredito que a Bíblia conta a história de um Deus vivo que nos criou com um propósito. Quando nos rebelamos contra Ele, Ele enviou seu próprio Filho, Jesus Cristo, que morreu voluntariamente como resgate para nos resgatar do pecado. Deus ressuscitou este Jesus dentre os mortos como uma garantia de que Ele é confiável para fazer o que Ele diz que fará, não importa quanto tempo pareça levar da nossa perspectiva. Através de Jesus, podemos ter um relacionamento pessoal com Deus e com toda a riqueza de vida associada a ele.

Deixei a Sociedade Torre de Vigia porque cheguei à conclusão de que a estrutura doutrinária na qual fui criado estava incorreta. Mas eu não tinha nenhuma nova estrutura para substituí-la. Então decidi examinar as Escrituras e reavaliar minhas crenças. Eu não tinha ideia de onde minha busca me levaria, mas tinha a firme convicção de que, se eu fosse sincero em buscar fazer a vontade de Deus, Ele me recompensaria e eu não seria desviado.

Durante cerca de oito anos, Gloria e eu lemos e estudamos a Bíblia sozinhos ou com outras ex-Testemunhas em um pequeno grupo de apoio. À medida que nossos dois meninos começaram a ficar mais velhos, sentimos a necessidade de procurar um grupo de cristãos que acreditassem na Bíblia, com cujos filhos os nossos pudessem se associar. Atualmente temos comunhão com uma igreja evangélica independente, feliz e saudável. Conhecemos lá muitos cristãos excelentes e estamos envolvidos em atividades da igreja. Estudamos a Bíblia com outros dois casais quase todas as semanas. Acredito fortemente na importância do estudo regular da Bíblia e recomendo-o fortemente a todos. Gostaria que mais cristãos tivessem a confiança de que Deus recompensará seu desejo de conhecê-Lo melhor por meio do estudo da Bíblia.

Estou muito grato por eu e minha esposa termos saído juntos da Sociedade Torre de Vigia. Perdemos muitos amigos íntimos quando nos separamos da Sociedade Torre de Vigia, alguns dos quais conhecíamos desde sempre. Mas fizemos muitos novos amigos, a quem amamos tanto quanto amávamos nossos amigos Testemunhas de Jeová, e ainda mais porque o amor desses novos amigos não depende da lealdade a uma organização, mas do amor a Deus e à sua Palavra. Ainda sentimos um vínculo especial com nossos amigos que conhecíamos como Testemunhas de Jeová. Alguns foram nossos companheiros quando deixamos uma vida e iniciamos outra. Alguns são associados da Biblical Research and Commentary International (Pesquisa Bíblica e Comentário Internacional), que apoio porque acredito que uma mão amiga não doutrinária e sem julgamento é necessária para muitas almas feridas que querem deixar as Testemunhas, mas se sentem sozinhas, confusas e assustadas pela perspectiva de vida "lá fora".

Além disso, temos dois lindos filhos que são uma verdadeira bênção para nós e para os outros. Atribuímos nosso sucesso à confiança em Deus. É verdade que trabalhámos arduamente, mas acreditamos que as nossas recompensas são desproporcionais aos nossos esforços. Vemos a mão de Deus em muitas coisas da nossa vida e agradecemos-lhe pela sua bondade para connosco. Se você é uma Testemunha de Jeová e está pensando em sair por causa de objeções de consciência a doutrinas ou políticas, tenha certeza de que pode confiar seu futuro a Deus. Não há garantia nas Escrituras de que o caminho será tranquilo, mas a paz de espírito e a segurança eterna de escolher o caminho de Deus são as melhores. Ele é fiel e sabe recompensar aqueles que O buscam. Confie nisso.


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0219.html