Um Nariz Para a Justiça

Ken Raines



Joseph Franklin Rutherford (1869-1942)

Nas primeiras revistas The Golden Age (A Idade de Ouro), encontramos uma série recorrente de peças muito curtas chamadas Cor e Caráter. Isto foi na época do "desenvolvimento do caráter", quando a Sociedade Torre de Vigia [Testemunhas de Jeová] acreditava que um cristão deveria se preocupar em desenvolver um caráter "cristão".

Um dos mais engraçados para mim apareceu na The Golden Age (A Idade de Ouro) de 19 de janeiro de 1921, na página 224. Acho que você também vai se divertir com isso. Chamava-se Cor e Fisionomia. Tratava-se de uma suposta conexão entre a cor e o formato das características faciais e o "caráter" de alguém. Isso me lembra o que Duane Magnani chamou de "Cérebros para a salvação", que se referia à visão de Russell de que o formato da cabeça e do cérebro predispunha a pessoa à salvação ou à rejeição do evangelho. No artigo Cor e Fisionomia foi incluído um parágrafo que trata do tamanho do nariz e o que isso pode nos dizer sobre o caráter de uma pessoa. Alegou que:

"O tamanho do nariz, assim como o tamanho dos olhos, não é sem significado. O homem de nariz pequeno não pode ter uma mente judicial, quaisquer que sejam suas outras excelências. E um homem cujo nariz se arrebita não se pode esperar que administre justiça, assim como não se pode esperar que um cão pug atue como pastor." (The Golden Age [A Idade de Ouro], 19 de janeiro de 1921, p. 224)

Um desenho de perfil de um homem acompanhava este parágrafo que exibia as 'carater'-ísticas discutidas no artigo. (Reproduzido à direita.) Parece-me o perfil de J. F. Rutherford. (Compare com a foto de Rutherford reproduzida à direita.) Isto é uma coincidência? Dado o fato de Rutherford ser chamado de "Juiz" Rutherford e ter um nariz saudável e de bom tamanho adornando seu crânio, acho que não. Com base nesta Golden Age (Idade de Ouro), acho que você poderia dizer que o "Juiz" tinha um "faro" para a justiça!

[Nota: Se algum dos meus leitores afirmar que estou sendo cruel ou injusto neste ou em qualquer outro artigo, gostaria de salientar que eu, como Rutherford, sou agraciado com um grande farejador que não se arrebita, atestando assim o meu "senso" de justiça. Terei prazer em fornecer provas fotográficas!]


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0226.html