O Apoio da Torre de Vigia à Evolução Teísta

Ken Raines

"A Verdade Vos Tornará Livres", 1946, p. 65 (verso)


As Testemunhas de Jeová hoje acreditam que a aceitação da evolução é incompatível com a verdadeira fé cristã. Elas criticaram outros cristãos professos, especialmente o "clero", que abraçou a aceitação da evolução darwinista com uma fé em Deus. Elas declararam que, ao contrário da crença na evolução do clero apóstata, elas se opuseram firmemente à teoria ao longo de sua história.

A maioria das pessoas, incluindo as Testemunhas de Jeová, pode ficar surpresa ao saber que a Sociedade Torre de Vigia promoveu uma crença na evolução teísta de todas as espécies da Terra, exceto o homem, até a década de 1920.


A Nova Criação

Em 1904, C. T. Russell, fundador e presidente da Torre de Vigia, publicou seu livro, The New Creation (A Nova Criação). Este tinha o tratamento mais abrangente do relato da criação em Gênesis, feito por Russell, que já encontrei. Ele observou que aqueles que acreditavam na interpretação da "Teoria do Intervalo" de Gênesis 1 tinham um argumento válido -- há um intervalo de tempo entre o versículo 1 e o versículo 2:

Examinando criticamente as expressões de Gênesis, discernimos que é feita uma distinção entre a criação do céu e da terra (versículo 1) e os regulamentos subsequentes, ou a ordenação destes, e as criações posteriores de vegetais e vida animal.... O versículo 2 nos diz que logo no início do primeiro dia da semana criativa a terra estava -- embora sem forma (ordem) e despojada (vazia) -- devastada, vazia e escura. Este importante item deve ser claramente observado. Se reconhecido, corrobora imediatamente o testemunho da geologia até agora,... (p. 18)

No entanto, isso não significava que ele acreditasse que o intervalo de tempo fosse muito longo:

A Bíblia não diz quanto tempo decorreu entre o início, quando Deus criou o céu e a terra, e o início da semana criativa usada para aperfeiçoá-los para o homem: nem os geólogos concordam entre si quanto ao período deste intervalo -- alguns extremistas entregam-se a especulações selvagens de milhões de anos. (pp. 18, 19)

Para Russell, a Terra e o Universo não tinham milhões de anos ou mais. Por outro lado, ele, assim como as Testemunhas de Jeová fazem hoje, não acreditava que os "dias" da criação fossem dias literais de 24 horas. Ele disse que "talvez nada tenha feito mais para obscurecer e minar" a fé em Deus e em Gênesis "do que o erro de entender que os dias da época de Gênesis são dias de vinte e quatro horas" (Ibid., página 22). Em vez disso, ele acreditava que cada "dia" durava 7.000 anos. Isso significa que a "semana" criativa, incluindo o sétimo dia em que existimos, tem 49.000 anos de duração (p. 18).

Em A Nova Criação, Russell comentou sobre cada um dos dias criativos sem mencionar a evolução até comentar o quinto dia, onde Deus diz: "Que o mar produza...". Para Russell, isso indicava evolução dirigida por Deus ou "teísta". Ele até endossou a teoria da sopa primordial ou "lodo" de que a vida evoluiu naturalmente a partir de substâncias químicas não vivas:

Não lutemos por mais do que o registro das Escrituras exige. A Bíblia não afirma que Deus criou separada e individualmente as inúmeras espécies de peixes e répteis; mas apenas aquela influência divina, ou espírito, meditou, e por propósito divino o mar produziu suas criaturas de vários tipos. Os processos não são declarados -- uma espécie pode, sob condições diferentes, ter-se desenvolvido noutra; ou a partir do mesmo protoplasma original, diferentes ordens de criaturas podem ter-se desenvolvido sob diferentes condições. Ninguém sabe, e é imprudente ser dogmático. Não cabe a nós contestar que mesmo o protoplasma do lodo paleozóico pode não ter surgido através da ação química das águas altamente mineralizadas dos mares. O que afirmamos é que tudo surgiu como resultado da intenção e do arranjo divino e, portanto, foram criações divinas, quaisquer que fossem os canais ou agentes. (pp. 35, 36)

Ele então afirmou que, independentemente de como as espécies surgiram, elas só poderiam se reproduzir segundo sua "espécie" e nenhuma evolução posterior seria possível.

Ao comentar sobre o quinto dia da criação, onde Deus disse: "Produza a terra seres viventes..." ele afirmou que isso se referia a répteis, animais selvagens e gado e observou:

Aqui, novamente, não precisamos discutir desnecessariamente com os evolucionistas. Admitiremos que, se Deus quisesse, ele poderia ter criado todas as diferentes espécies de vida animal através do desenvolvimento de uma a partir da outra, ou poderia ter desenvolvido cada espécie separadamente do lodo protozoário original. Não sabemos que método ele adotou... seja qual for a maneira que Deus escolheu para realizá-lo, ele fixou as espécies animais, cada uma "segundo a sua espécie", de tal maneira que não mudam... (pp. 36, 37)

Quando Russell chegou ao sexto dia da criação, ele insistiu que Deus criou especialmente o homem (homem e mulher) em contraste com todas as outras formas de vida que poderiam ter evoluído:

Em vista de nossas observações anteriores, de que a linguagem das Escrituras não proíbe a possibilidade de as plantas, criaturas aquáticas e terrestres serem mais ou menos desenvolvidas ou evoluídas, em seus vários tipos, pode ser bom notarmos a grande diferença na linguagem usada quando nos referimos à criação do homem. A última é uma declaração específica do exercício direto do poder criativo divino, enquanto as outras não o são, mas antes implicam um desenvolvimento: --

"E a terra produziu a grama", etc.

"Que as águas produzam a criatura rastejante", etc.

"Que a terra produza criaturas viventes conforme a sua espécie, gado", etc....

Não é dito do homem como das criaturas marinhas: "Que os mares fervilhem", nem como dos animais terrestres inferiores: "Que a terra produza"; mas está registrado, ao contrário, que ele foi uma criação especial de seu Criador, "feito à sua própria imagem".... Aqui está o campo de batalha entre a Palavra de Deus e a chamada Ciência Moderna, à qual o mundo inteiro, especialmente os eruditos -- incluindo os líderes do pensamento em todos os seminários teológicos, e os ministros em todos os púlpitos proeminentes, estão curvando-se -- adorando o Deus científico chamado "Evolução". As duas teorias estão claramente em conflito: se a teoria da Evolução for verdadeira, a Bíblia é falsa de Gênesis a Apocalipse. Se a Bíblia for verdadeira, como sustentamos, a teoria da Evolução é totalmente falsa em todas as suas deduções no que diz respeito ao homem. (pp. 37, 38)

Em poucas palavras, ao falar contra a evolução e seu conflito com a Bíblia, Russell estava falando estritamente sobre uma única espécie: o Homo sapiens. Todas as outras formas de vida que existiram na Terra poderiam ter evoluído sob a direção de Deus a partir do lodo, de acordo com a Bíblia.

Esta visão foi repetida em uma Watch Tower (Sentinela) de 1907, onde ele disse:

Quanto aos animais inferiores, não discutiremos em nome deles as deduções dos evolucionistas,... Se um processo evolutivo ocorreu no passado, sustentamos que foi assim sob supervisão e orientação divina -- que as diferentes espécies de plantas e animais foram levadas à perfeição, de modo que nenhum processo evolutivo posterior é possível nelas. Por outro lado, note-se que o relato bíblico pode ser entendido como favorecendo a teoria da evolução no que diz respeito às criaturas inferiores. Por exemplo, a afirmação: "Deus disse, que a terra produza erva..." Mas quando chegamos à criação do homem não há nenhuma sugestão de que isto tenha sido um nascimento ou um desenvolvimento.... Quem acredita que Adão foi desenvolvido de um macaco está em conflito violento com a fé uma vez entregue...1

Em uma Watch Tower (Sentinela) de 1912 ele foi ainda mais positivo:

No Terceiro Dia, ou Época, sob a direção divina... a vegetação surgiu -- grama, arbustos, árvores, com suas sementes e frutos. O relato não diz que Deus fez tantos tipos diferentes de ervas e frutas, árvores, etc. Ele declara que sob o comando Divino a Terra produziu esses vários tipos. Nada no relato de Gênesis interferiria com uma teoria evolutiva em relação à vegetação....

No Quinto Dia as águas começaram a fervilhar de criaturas vivas e em movimento. Em seguida vieram as aves e os grandes monstros marinhos. Aqui, novamente, uma medida de evolução é sugerida pela afirmação de que "as águas produziram abundantemente" os vários tipos, sob supervisão divina. Somente no caso do homem a Bíblia declara claramente uma criação pessoal.

A criação dos animais terrestres marca o Sexto Dia-Época. Peixes e aves tiveram precedência, como concordam os cientistas. Novamente lemos isso: "a terra produziu", mas também lemos que o Senhor dirigiu o assunto no desenvolvimento dos vários tipos ou variedades.

Foi bem no final do Sexto Dia quando Deus criou o homem. A terra não o gerou....

Quão diferente é a afirmação a respeito da criação do homem daquela que descreve a criação das plantas e dos animais inferiores que os mares e a terra produziram! A criação do homem foi premeditada.2

Como Russell era visto como o "servo fiel e sábio" até o final da década de 1920, esta interpretação da evolução teísta foi promovida pelas Testemunhas de Jeová após a morte de Russell em 1916:

Uma teoria a respeito da criação (exceto o homem) por um processo de evolução, à qual não vemos nenhuma objeção séria, resumimos como se segue: Ela assume que as várias espécies do presente são fixas e imutáveis no que diz respeito à natureza ou espécie, .... Esta teoria assume ainda que nenhuma dessas espécies fixas foi originalmente criada assim, mas que no passado remoto elas foram desenvolvidas a partir da terra, e por processos graduais de evolução de uma forma para outra. Estas evoluções, sob leis divinamente estabelecidas... podem ter continuado até que as espécies fixas, atualmente vistas, fossem estabelecidas, além das quais a mudança é impossível...3

Somente em relação ao homem a Bíblia declara uma criação especial e direta de Deus. As declarações do Gênesis a respeito das criaturas inferiores favorecem algo na linha da evolução especializada... o início da vida veio das águas, e mais tarde se estendeu aos pássaros, e ainda mais tarde aos animais terrestres... sob supervisão divina, várias ordens de criação foram levadas a um estado de desenvolvimento e fixidez de espécies...4


Monstros Esperançosos

Uma das coisas que mais me interessa nesta posição evolutiva teísta da antiga Sociedade Torre de Vigia é a escala de tempo envolvida. A posição deles até hoje é que cada um dos dias da criação durou 7.000 anos. Isto significa que durante o terceiro dia da criação, gramíneas, arbustos e árvores frutíferas evoluíram a partir do "lodo paleozóico" no período de 7.000 anos. Isso foi bastante rápido.

O quinto dia foi ainda mais marcante neste cenário. No período de mais 7.000 anos, o mar "produziu" através da evolução várias criaturas marinhas, desde "a medusa até a baleia", anfíbios e pássaros (The New Creation [A Nova Criação], 1904, p. 35). O sexto dia foi igualmente notável. Em outros 7.000 anos, a Terra produziu, através da evolução, várias criaturas terrestres, desde o lagarto até o elefante. Presumo que existiram milhares de espécies de transição, da medusa à baleia e do lagarto ao elefante, à girafa, ao urso e ao morcego, para citar alguns mamíferos. Isso significaria que milhares de espécies evoluíam todos os anos. Esse ritmo provavelmente faria girar a cabeça até de Richard Goldschmidt.


Designados Sobre Todos os Interesses de Deus

A Sociedade alegou que eles eram os únicos a distribuir "alimento" ou "comida" espiritual boa, saudável e nutritiva quando Jesus retornou de forma invisível e despercebida pela humanidade em 1914. Depois de "retornar", Ele inspecionou todos os que professavam Seu nome para ver quem estava distribuindo a comida no "tempo apropriado". Visto que apenas as Testemunhas de Jeová faziam isso, só elas foram encarregadas de "todos os interesses de Deus" na terra, enquanto a cristandade era rejeitada. Uma das razões pelas quais foram escolhidos, dizem eles, foi porque se manifestavam contra a evolução enquanto o "clero" endossava a evolução teísta:

Jesus esperava que os cristãos ungidos agissem coletivamente como mordomo fiel, dando ao seu corpo de assistentes "sua medida de mantimentos no tempo devido". (Lucas 12:42) Segundo Lucas 12:43, Cristo disse: "Feliz é aquele escravo, se o seu amo, ao chegar, o achar fazendo isso!" Isto indica que por algum tempo antes de Cristo chegar para ajustar contas com seus escravos ungidos pelo espírito, eles estariam ministrando alimento espiritual aos membros da congregação cristã, a família de Deus. Quem Cristo encontrou fazendo isso quando voltou com poder régio em 1914 e passou a inspecionar a casa de Deus em 1918? ... Acha que eram as igrejas da cristandade? Certamente que não, pois elas estavam profundamente envolvidas na política.... Espiritualmente, sua fé fora enfraquecida pelo modernismo. Sobreveio uma crise espiritual porque muitos de seus clérigos tornaram-se presa fácil do alto criticismo e do evolucionismo. Não se podia esperar nenhuma nutrição espiritual do clero da cristandade!...

Portanto, ao chegar para inspecionar seus escravos em 1918, quem o Amo, Jesus Cristo, encontrou suprindo seu corpo de assistentes de sua medida de mantimentos no tempo apropriado? Bem, por volta daquela época, quem fornecera aos que sinceramente buscavam a verdade o entendimento correto a respeito do sacrifício de resgate, do nome divino, da invisibilidade da presença de Cristo e do significado de 1914? ... quem avisara dos perigos da evolução e do espiritismo? Os fatos mostram que foi o grupo de cristãos ungidos associados com os editores da revista A Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo, agora chamada A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová.5


Notas

1 The Watch Tower (A Sentinela), 1.º de janeiro de 1907, pp. 12, 13.

2 The Watch Tower (A Sentinela), 1.º de dezembro de 1912, pp. 372, 373.

3 Woodworth, C. J., "Evolutionist Guessing" (Evolucionista Adivinhando), The Golden Age (A Idade de Ouro), 12 de novembro de 1919, p. 103.

4 Woodworth, C. J., "Life of the Saurians" (Vida dos Sáurios), The Golden Age (A Idade de Ouro), 18 de fevereiro de 1920, p. 341.

5 A Sentinela, 15 de março de 1990, pp. 13, 14.


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0234.html