Nova Luz: Uma Interpretação Divina, Demoníaca ou Humana das Escrituras?

Ken Raines


«A Palavra de Jeová não é de interpretação humana particular. Ele é seu próprio intérprete.... a organização visível de Jeová sujeita a Cristo é canal para trazer a divina interpretação da sua Palavra a seu povo dedicado.» (A Sentinela, 1.º de março de 1951, p. 41, §8.)


A Sociedade Torre de Vigia recebeu recentemente "nova luz" sobre a parábola das "ovelhas e dos cabritos" e da "geração de 1914" (ver artigos anteriores). Eles agora afirmam que a sua posição anterior sobre a "geração de 1914" era "especulação" da sua parte. Isso levanta a questão sobre o que exatamente é a "nova luz".

A luz deles é frequentemente substituída por uma nova luz. O que foi luz ou verdade para eles durante décadas pode, da noite para o dia, ser substituído por uma luz diferente. A posição anterior é então chamada de "velha luz"! Isso não indica que o que eles publicam como "luz de Deus" não é realmente luz ou verdade de Deus, mas apenas suas interpretações particulares das Escrituras? Quanta confiança então alguém deveria depositar na posição da Sociedade sobre qualquer assunto, dadas as suas sempre mutáveis interpretações das Escrituras? Como podem eles afirmar, por um lado, que o que publicam vem de Deus e é a Sua interpretação das Escrituras e não uma interpretação privada, e por outro lado, mudar a interpretação de Deus?


Alimento no Tempo Apropriado

A Sociedade Torre de Vigia desde o início da sua história tem afirmado que está publicando "carne" ou "alimento" na época devida ou no "tempo apropriado". Eles afirmam que esse alimento, que geralmente contém interpretações das Escrituras, não vem deles, mas de Deus. Eles disseram:

Continuamente e com prontidão o alimento do armazém é fornecido à família.... o Grande Provedor, Jeová, e o Senhor Jesus Cristo,... são aqueles que fornecem o alimento.1

Este alimento de Deus é a "explicação adequada das Escrituras".2 Ela tem sido chamada de "nova luz", "relâmpagos" e assim por diante. Eles disseram que esta luz vem de Jeová e, portanto, é a luz de Jeová.3


Canal de Deus

Uma das formas mais frequentes de a Sociedade Torre de Vigia descrever este processo pelo qual recebem e depois publicam a "luz de Jeová" na Bíblia é dizer que são o "canal de comunicação" de Deus. Rutherford chegou ao ponto de afirmar que o "restante" das Testemunhas de Jeová estava em comunicação direta com Jeová.4 Hoje eles afirmam que são o "canal de comunicação" de Deus, no sentido de que Jeová Deus fala ou se comunica com e através da classe ungida das Testemunhas de Jeová.5 É por isso que fizeram o famoso comentário de que as Testemunhas de Jeová deveriam 'aceitar' as suas direções assim como aceitariam "a voz de Deus".6 Afirmar ser o "canal de comunicação" de Deus através do qual Ele fala é, na realidade, afirmar ser o porta-voz ou profeta de Deus. O exemplo mais famoso de eles afirmarem diretamente ser profetas de Deus é da Sentinela de 1 de outubro de 1972, p. 581. Depois de fazer esta afirmação, o artigo prosseguiu dizendo:

Naturalmente, é fácil dizer-se que este grupo age como "profeta" de Deus. Outra coisa é provar isso. A única maneira em que isto pode ser feito é recapitular a história. O que demonstra ela?

"Naturalmente" o que a história mostra é um historial de falsas profecias por parte deste "profeta". O exemplo mais recente é a chamada "geração de 1914", que deveria viver para ver o Armagedom.


As Testemunhas de Jeová e a Bíblia

Dadas estas afirmações, pode-se entender por que eles mantêm a posição que têm em relação à Bíblia. A Sociedade tem ensinado durante a maior parte da sua história que ninguém pode compreender adequadamente a Bíblia sem a sua literatura. Eles frequentemente fazem declarações como esta:

Não é suficiente possuir uma Bíblia e estudá-la, ou associar-se a algum grupo religioso que acredita no estudo aberto da Bíblia. Não importa o quanto estudemos com afinco, seriedade e oração, não podemos obter o verdadeiro entendimento sem a organização e o espírito.7

Como acreditam que somente a "organização" tem o espírito santo para guiá-los à verdade, eles ensinam que a Bíblia é um livro selado para todos, menos para eles:

Considere também que só a organização de Jeová, em toda a terra, é dirigida pelo espírito santo ou a força ativa de Deus.... Ela é a única para a qual a Palavra Sagrada de Deus, a Bíblia, não é um livro lacrado.8

Jeová Deus fez com que a Bíblia fosse escrita de tal maneira, que é preciso entrar em contato com o Seu instrumento humano antes de poder entendê-la plena e corretamente.... Não há dúvida sobre isso. Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica de que precisamos fora da organização do "escravo fiel e discreto".9

Na verdade, eles disseram diversas vezes que a Bíblia pertence a eles, à "organização", e não à Testemunha de Jeová individual ou a qualquer outra pessoa.10


Interpretações Privadas

Uma vez que ensinam que não se pode compreender a Bíblia correctamente sem a literatura da Sociedade Torre de Vigia, têm frequentemente admoestado indivíduos que não são da classe "ungida" e que podem tentar compreender a Bíblia por si próprios. Eles dizem a todas as pessoas "semelhantes a ovelhas" para não "se apoiarem em seu próprio entendimento" ou apresentarem o que chamam de "interpretação privada" das Escrituras. Eles são instruídos a aderir estritamente a tudo o que a Sociedade apresenta como a mais recente "explicação adequada" das Escrituras, mesmo que o indivíduo acredite firmemente que essa explicação está errada.11


Nenhumas Opiniões Humanas

Por que a Sociedade Torre de Vigia se opõe a indivíduos que proclamam "opiniões" ou "interpretações privadas" das Escrituras? Suas opiniões são de alguma forma melhores do que todas as outras? Não. Eles disseram, pelo menos entre 1928 e 1958, que não publicaram nenhuma opinião humana! Por exemplo, Rutherford disse o seguinte sobre a Sentinela:

A Sentinela não é o instrumento de nenhum homem ou conjunto de homens, nem é publicada de acordo com os caprichos dos homens. Não é expressa em A Sentinela a opinião de qualquer homem. Deus alimenta seu próprio povo.12

Esta crença continuou até 1958, pelo menos, onde afirmaram:

A Sentinela é escrita para edificar e para abençoar.... Não apresenta a opinião de algum homem, porque aquilo que ela diz baseia-se no pensamento de Alguém Maior. O entendimento da Palavra de Jeová é uma dádiva...13

É claro que os únicos que têm esse "dom" de entender a Bíblia são os líderes das Testemunhas de Jeová.


Interpretação de Jeová

Um ponto importante a considerar ao olhar para a sua antiga posição sobre as "ovelhas e os cabritos" e "a geração de 1914" é que a Sociedade alegou publicar a interpretação das Escrituras de Jeová, e não as interpretações humanas, quando desenvolveu estas doutrinas. Eles alegaram que ninguém poderia interpretar a Bíblia. Na verdade, eles disseram que não interpretavam a Bíblia. Contudo, suas publicações estão repletas de interpretações bíblicas. Onde eles as conseguem então? Veja como eles responderam a isso do final da década de 1920 até a década de 1950:

O pequeno restante dos verdadeiros seguidores do Filho de Deus não tem poderes interpretativos próprios... "nenhuma profecia da Escritura é de qualquer interpretação particular..." (2 Pedro 1:20, 21) No entanto, o restante fiel dos seguidores dos passos de Cristo está proclamando a mensagem de Deus através da Sua Palavra escrita. Como é que eles conseguiram? O fato de o restante receber a mensagem é possível porque Deus faz com que as profecias que Ele inspirou pelo Seu espírito sejam cumpridas. Então, Deus, por meio desse mesmo espírito santo ou força ativa, abre o entendimento do Seu restante gerado pelo espírito para discernir o cumprimento de tais profecias. Assim, Deus, por meio de Seu espírito, interpreta Sua Palavra aos Seus servos na terra neste dia.14

Nenhum estudante individual da Palavra de Deus revela a vontade de Deus tão pouco interpreta a Sua Palavra. (2 Ped. 1:20, 21) Deus interpreta e ensina, mediante Cristo o Servo Principal, que por sua vez usa o escravo discreto como canal visível, a organização teocrática visível.15

Eles alegaram que publicaram a interpretação das Escrituras feita por Jeová! Um longo artigo que abordou a questão da compreensão e interpretação da Bíblia foi publicado na Sentinela de 1 de julho de 1943. Eles disseram na página 202 que "nenhum indivíduo ou organização religiosa" é o intérprete da Palavra de Deus." Em vez disso, eles disseram: "A Suprema Corte" [Jeová Deus] foi o único intérprete da Bíblia. Eles disseram que Jeová sempre usou um "canal para tornar conhecia sua verdade e interpretações." Na página seguinte eles identificaram o "canal" moderno para a interpretação das Escrituras por Deus como sendo o "servo fiel e sábio", os líderes das Testemunhas de Jeová. "No entanto", eles disseram:

Isto não significa que o restante fiel ou a sociedade das testemunhas ungidas de Jeová seja um tribunal terrestre de interpretação, delegado para interpretar as Escrituras e as suas profecias. Não.... Cristo Jesus... meramente usa a classe do "escravo" para publicar a interpretação depois que a Suprema Corte de Cristo Jesus a revela...16

Estas não foram observações isoladas ou improvisadas, mas foram a sua posição oficialmente declarada durante décadas. Aqui estão mais dois exemplos:

Como porta-voz de Jeová, Jesus interpreta as Escrituras proféticas.... As testemunhas de Jeová adotam a interpretação divina de Sua Palavra e são assim fortalecidas...17

A Palavra de Jeová não é de interpretação humana particular. Ele é seu próprio intérprete.... a organização visível de Jeová sujeita a Cristo é canal para trazer a divina interpretação da sua Palavra a seu povo dedicado.18

Essas afirmações da Sociedade foram melhor resumidas nos seguintes comentários de uma Sentinela de 1952:

Jeová, como o grande Intérprete, torna conhecido o significado de suas revelações em seu devido tempo, e a especulação dos homens não pode trazer à luz o verdadeiro significado da profecia antes do tempo. Jeová providenciou um canal, a classe do "escravo fiel e discreto", a quem é dado "alimento espiritual no tempo apropriado", e este alimento espiritual inclui, entre outras coisas, a compreensão das profecias no decurso do seu cumprimento. (Mat. 24:45, NM) As próprias testemunhas de Jeová não são nem podem ser intérpretes de profecias. Mas tão rápido quanto as "autoridades superiores" Jeová e Cristo Jesus revelam as interpretações através do canal fornecido, o povo de Deus as publica rapidamente...19

Em resumo, Jeová Deus revela a interpretação "divina" das Escrituras ao restante das Testemunhas de Jeová e então estas meramente imprimem a interpretação de Deus como Seu "canal de comunicação". As "especulações dos homens" antes do "tempo devido" para a interpretação de Jeová dada através do Seu "canal" nunca trarão à luz o "verdadeiro significado da Profecia".


Anjos da [Nova] Luz

Rutherford disse que tudo o que ele escreveu foi a interpretação de Deus das Escrituras e da profecia dada a ele por anjos que transmitiram as mesmas em sua mente:

... o restante é instruído pelos anjos do Senhor. Os do restante não ouvem sons audíveis, porque isso não é necessário. Jeová providenciou sua própria maneira de transmitir pensamentos às mentes de seus ungidos.20

Em Vindication I (Vindicação I) Rutherford disse sobre "querubins, serafins e anjos" que "o Senhor usa estes" para colocar em suas mãos a "mensagem ardente de sua Palavra" a Bíblia "e que é para ser usada conforme indicado" por esses anjos. Tudo o que publicaram em "folhetos, revistas e livros" vinha, portanto, "do Senhor Jeová" e não de homens, e foi "fornecido por ele por meio de Jesus Cristo e seus suboficiais", os anjos! Assim, "A interpretação da profecia, portanto, não vem do homem, mas vem do Senhor", disse ele.21

As doutrinas da separação das "ovelhas e dos cabritos" e da "geração de 1914" foram desenvolvidas por Rutherford através de tal canalização angélica. Essas doutrinas nunca foram apresentadas, que eu tenha conhecimento, como meras "especulações" de homens.


Inspiração

Apesar do fato de a Sociedade nunca ter afirmado ser "inspirada" por Deus, as afirmações documentadas acima são essencialmente as mesmas que suas definições ao longo dos anos da palavra "inspiração". Por exemplo, em 1964 eles disseram o seguinte sobre a escrita inspirada da Bíblia:

... muito mais importantes são as revelações sobrenaturais que procedem de Jeová, mediante seu "Filho unigênito", o Logos, e mediante os anjos, tôdas elas por meio de seu espírito santo. É desta forma que Jeová revela progressivamente a verdade.... tais comunicações procedentes de Jeová foram recebidas de modo sobrenatural, em forma de visões, de sonhos, de inspiração de palavra por palavra, ou pelo contrôle dos pensamentos das pessoas.22

A Sociedade nunca, que eu saiba, afirmou receber "revelações progressivas" por meio de sonhos, visões ou "inspiração de palavra por palavra". No entanto, eles alegaram receber revelações sobrenaturais de Deus, dadas a eles por meio de Jesus Cristo e dos anjos, tudo por meio do espírito santo, pelo "contrôle dos pensamentos". Este artigo sobre revelações progressivas também afirma que elas são o canal moderno para revelações novas e progressivas de Deus:

... Jeová revelou muitas verdades nas gerações anteriores.... O estabelecimento do Reino [em 1914] era o sinal de tremendo aumento da verdade revelada que seria dispensada ao povo de Jeová, sôbre a terra.... Assim como Jeová revelou suas verdades por meio da congregação cristã do primeiro século, assim também êle o faz, atualmente, por meio da atual congregação cristã. Por meio desta agência, faz com que se cumpra o profetizar em escala intensificada e sem paralelo. Tôda esta atividade não é feita por acaso. Jeová é quem está por trás de tôda ela. A abundância de alimento espiritual e dos surpreendentes pormenores dos propósitos de Jeová que têm sido revelados às testemunhas ungidas de Jeová, são evidência clara de que são as mencionadas por Jesus, quando êle predisse a classe do "escravo fiel e discreto" que seria usada para dispensar as revelações progressivas de Deus, nestes últimos dias.23

E ainda assim eles afirmam que não estão inspirados! Por exemplo, Rutherford afirmou que o que ele escreveu veio de anjos que transmitiram interpretações bíblicas à sua mente de forma sobrenatural, mas também afirmou que isso não significava que as publicações da Torre de Vigia que ele escreveu fossem "inspiradas":

Jeová fez todos os preparativos necessários para instruir os membros de sua organização; por isso todos reconhecem que, durante muitos anos, The Watchtower ["A Tôrre de Vigia," em diversas línguas] tem sido o meio de transmitir informações ao povo de Deus. Isto não quer dizer que os que preparam a matéria para The Watchtower sejam inspirados, porém revela que o Senhor, por meio dos seus anjos, faz que estas informações sejam transmitidas ao seu povo no tempo próprio; e êle faz que sobrevenham primeiro os acontecimentos, dando cumprimento à profecia.... Deus, mediante Cristo Jesus, nutre o seu povo com "o alimento conveniente" e no tempo próprio.24

Isso não é uma "distinção sem diferença"? Não é isto inspiração mesmo pela definição da Torre de Vigia? Eles definiram "inspiração" como "A qualidade ou o estado de ser movido, ou produzido, sob a direção de um espírito originário de uma fonte sobre-humana."25 Não consigo ver a diferença. Rutherford afirmou que seus escritos foram "produzido[s] sob a direção de um espírito originário de uma fonte sobre-humana". Pelo menos foi o que ele afirmou.


Especulações

Apesar dessas alegadas fontes para sua literatura, eles agora afirmam que sua profecia e doutrina de 1914 foram simplesmente suas "especulações":

O povo de Jeová, ansioso de ver o fim deste sistema iníquo, às vezes tem especulado sobre quando irromperia a "grande tribulação", até mesmo relacionando isso com cálculos sobre a duração da vida duma geração desde 1914. ... Será que adianta alguma coisa procurar datas ou especular sobre a duração literal da vida duma "geração"? Longe disso!26

Eles nunca disseram isso enquanto faziam essa "especulação"! Esta é a sua abordagem actual para explicar as suas falsas profecias -- foram simplesmente as suas "especulações" e "erros". O problema com isto é que eles estão insinuando que o que publicam não é "alimento" de Jeová Deus como afirmaram anteriormente, é simplesmente a sua OPINIÃO humana, falível e propensa a erros. Se isso for verdade, por não pode toda a gente formar a sua própria opinião e chegar às suas próprias conclusões? Se quiserem ser consistentes nisto, devem também abandonar as suas reivindicações de autoridade espiritual na compreensão da Bíblia.

Este é o problema de suas interpretações estarem erradas ao mesmo tempo que fazem afirmações grandiosas. Eles não podem ter as duas coisas. Se as interpretações bíblicas da Sociedade Torre de Vigia vieram de seres espirituais como os anjos, como alegaram, visto que as interpretações estavam erradas, os anjos eram espíritos mentirosos por definição, portanto estavam sob a direção demoníaca. Se eles dizem que foi simplesmente um "erro" ou "especulação" deles, estão repudiando suas reivindicações anteriores de receber "nova luz" de Deus. Eles estão admitindo, na verdade, que estavam simplesmente publicando sua interpretação (carnal), ao mesmo tempo em que alegavam ser especialmente iluminados por Deus! Em ambos os casos, por que qualquer "pessoa de reflexão" deveria continuar prestando atenção ao que eles dizem? Como Rutherford disse:

Aqueles que estão convencidos de que A Sentinela está publicando a opinião ou expressão de um homem não deveriam perder tempo olhando para ela, porque a opinião de um homem não prova nada.27


Notas

1 The Watchtower, 1 agosto 1950, p. 231, §17. Veja também The Watchtower, 1 junho 1943, p. 166.

2 The Harp of God (A Harpa de Deus), 1921, p. 237. A edição de 1928 e edições posteriores não contêm esta declaração.

3 1928 Yearbook of the International Bible Students (Anuário de 1928 dos Estudantes Internacionais da Bíblia), Textos e Comentários Diários, 14 maio. Ênfase no original. Veja também 1943 Yearbook of Jehovah's Witnesses (Anuário de 1943 das Testemunhas de Jeová), Textos e Comentários Diários, 1 agosto. Eles ainda ensinam esta doutrina hoje. Veja, por exemplo, A Sentinela, 15 maio 1987, p. 31.

4 The Watchtower, 1 setembro 1930, p. 263, §23.

5 Informant, janeiro 1956, p. 1; A Sentinela, 1 abril 1988, p. 31.

6 A Sentinela, 15 maio 1958, p. 306, §6, 7.

7 The Watchtower, 15 agosto 1952, p. 501, §15.

8 A Sentinela, 1 janeiro 1974, p. 18, §4.

9 A Sentinela, 15 agosto 1981, pp. 17, 19. Veja também A Sentinela, 1 dezembro 1990, p. 19, §13.

10 A Sentinela, 1 junho 1968, p. 327, §9.

11 A Sentinela, 1 novembro 1952, pp. 164-165, §11-12.

12 The Watchtower, 1 novembro 1931, p. 327. Veja também Reconciliation (Reconciliação), 1928, p. 6; Government (Governo), 1928, p. 5; The Watchtower, 1 agosto 1940, p. 230, §27.

13 A Sentinela, 15 março 1959, pp. 182-183, §24.

14 Awake! (Despertai!), 22 outubro 1947, p. 24.

15 A Sentinela, 1 novembro 1952, p. 164, §10; 1953 Yearbook of Jehovah's Witnesses (Anuário de 1953 das Testemunhas de Jeová), Textos e Comentários Diários, 9 novembro.

16 The Watchtower, 1 julho 1943, p. 203, §35-36. Veja também 1944 Yearbook of Jehovah's Witnesses (Anuário de 1944 das Testemunhas de Jeová), Textos e Comentários Diários, 3 dezembro.

17 The Watchtower, 1 janeiro 1943, p. 9.

18 A Sentinela, 1 março 1951, pp. 40-41, §8.

19 The Watchtower, 15 abril 1952, p. 253, §19; 1953 Yearbook of Jehovah's Witnesses (Anuário de 1953 das Testemunhas de Jeová), Textos e Comentários Diários, quarta-feira, 25 março.

20 J. F. Rutherford, Preparation (Preparação), 1933, p. 64; The Watchtower, 15 agosto 1933, pp. 247-248; The Watchtower, 15 setembro 1938, p. 286.

21 J. F. Rutherford, Vindication I (Vindicação I), 1931, p. 120; The Watchtower, 1 maio 1938, p. 143.

22 A Sentinela, 15 dezembro 1964, p. 747, §13.

23 Ibid., p. 749, §20, 22.

24 J. F. Rutherford, Riquezas, 1936, p. 306.

25 Estudo Perspicaz das Escrituras, 1990, Vol. 1, p. 1225.

26 A Sentinela, 1 novembro 1995, p. 17, §6, p. 19, §8.

27 The Watchtower, 1 janeiro 1942, p. 5, §9. Esta é a citação favorita da Sociedade da minha esposa. Ela acredita que é verdade e é por isso que ela não "perde tempo" lendo A Sentinela. No entanto, eu perco. A razão não é que eu acredite que ela contenha a interpretação de Jeová das Escrituras, mas é estritamente acadêmica -- adoro pesquisar o assunto, por mais chato que às vezes seja de ler.


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0237.html