Johannes Greber e J. F. Rutherford: Doutrinas de Demônios

Ken Raines


"É vantajoso para os demônios fazer com que as pessoas acreditem em sua forma de teologia. Isso impede as pessoas de amar e adorar o Deus verdadeiro." (The Golden Age (A Idade de Ouro), 17 de abril de 1929, p. 469)


Abaixo está uma visão geral da teologia ou ensinamentos dos "espíritos santos" ou "anjos" que se comunicaram com Johannes Greber e com o "Juiz" Rutherford. As citações atribuídas a Greber foram retiradas de seu livro Communication With the Spirit World (Comunicação com o Mundo Espiritual), publicado em 1932 (segunda edição). Os números das páginas entre parênteses referem-se a este livro. As declarações entre aspas são citações de Greber do espírito que se comunicou com ele. As citações nas seções de Rutherford foram tiradas de seus livros ou do material da Torre de Vigia da época de Rutherford.


Inspiração Angélica

  • Greber: ... somente através do contato com o mundo dos bons espíritos podemos chegar à verdade. Não há outro caminho. (p. 6)
  • Rutherford: Desde 1918, os anjos do Senhor têm a ver com mostrar a verdade à classe de Ezequiel. (Vindication III (Vindicação III), 1932, p. 316)

  • Greber: O propósito deste livro é descrever o caminho que me levou à comunicação com o mundo dos espíritos de Deus e abriu a verdade para mim. (p. 8)
  • Rutherford: ... a interpretação da profecia não procede do homem,... o Senhor... envia as informações necessárias ao seu povo por meio de seus santos anjos. (Preparation (Preparação), 1933, p. 28)

Médiuns Espirituais

  • Greber: "Os médiuns são os instrumentos do mundo espiritual e têm como objetivo tornar possível a comunicação entre os espíritos e os seres materiais." (p. 121)
  • Rutherford: A Sentinela é um meio ou canal empregado por Deus para transmitir informações ao seu povo?... Nenhum homem pode interpretar adequadamente a profecia,... o Senhor envia seus anjos para transmitir informações corretas ao seu povo,... (The Watchtower (A Sentinela), 15 de fevereiro de 1935, p. 52)

  • Greber: "Sempre que mensagens do mundo espiritual através da escrita são registradas por uma pessoa, você fala dela como um 'médium de escrita'. A maneira pela qual a escrita é realizada difere amplamente no caso dos vários médiuns escritores. Em um caso, os pensamentos podem ser inspirados no médium e escritos por ele; ele é, portanto, às vezes conhecido como um 'médium inspirador'. A mão de outro pode ser guiada ao mesmo tempo que as palavras que ele escreve são inspirados em sua mente. Ao mesmo tempo ele está plenamente consciente de suas ações..." (p. 109)
  • Rutherford: ...o remanescente é instruído pelos anjos do Senhor. Os remanescentes não ouvem sons audíveis, porque isso não é necessário. Jeová providenciou a sua própria boa maneira de transmitir pensamentos à mente dos seus ungidos. (Preparation (Preparação), 1933, p. 64)

  • Greber: "Você tem atualmente dois tipos de médiuns passando por um curso de preparação nas mãos do mundo espiritual. Um deles é o chamado 'médium inspirador', no qual certos pensamentos determinados pelo espírito, são instilados com tanta força que os próprios pensamentos do médium são completamente expulsos dele, deixando-o inteiramente sob o poder do espírito. O médium não apenas recebe todos os pensamentos do espírito, mas é obrigado a anotá-los. ou pronunciá-las, mantendo entretanto o pleno uso de suas faculdades." (p. 36)
  • Rutherford: Certamente os santos anjos, Jeová Deus,... estão revestidos de poder para colocar questões nas mentes daqueles na terra que são devotados a Deus. Não é necessário saber exatamente como isso é feito, mas não pode haver dúvidas sobre o poder dos representantes do Senhor. (Light (Luz), livro 1, 1930, pp. 61, 62; The Watchtower (A Sentinela), 15 de maio de 1938, p. 157)

  • Rutherford: O Senhor usou A Sentinela para anunciar essas verdades. Sem dúvida ele usou seus representantes invisíveis para ter muito a ver com isso. Isto não é o que alguns podem considerar como espiritismo, de forma alguma; mas significa que Deus pode dirigir o seu povo sem qualquer comunicação audível com ele. (Light (Luz), livro 1, 1930, p. 64)

Restauração da Verdade

  • Greber: "Nos lugares dos bons espíritos entraram os Poderes do Mal, cuja principal preocupação é obscurecer e reverter a verdade.... Assim aconteceu desde então quando a comunicação com o mundo espiritual de Deus, como único caminho para a verdade, foi dispensada, erros da mais variada e abrangente natureza se infiltraram no cristianismo. Século após século, as condições pioraram. Verdade após verdade foi contaminada pelo erro... . (pp. 358-359)
  • Rutherford: Chegou o tempo em que Deus enviaria, e enviou, Jesus para restaurar essas verdades fundamentais para aqueles que desejam conhecer a verdade.... Essa obra de restauração da verdade começou por volta de 1875 A.D., e nos anos que se seguiram foram trazidas à atenção dos verdadeiros cristãos as grandes verdades fundamentais que haviam sido há muito obscurecidas. (The Golden Age (A Idade de Ouro), 21 de agosto de 1929, pp. 761, 762)

  • Greber: "Mas chegará o tempo em que os ensinamentos de Cristo serão restaurados em sua plena pureza e verdade. (p. 20)
  • Rutherford: O trabalho de restauração ... [é] a restauração das verdades do Reino aos fiéis. No tempo da obra preparatória, as doutrinas da trindade e do tormento eterno foram completamente desfeitas... (Jeová, 1942, p. 330)

Onipresença de Deus

  • Greber: "Deus, portanto, tem uma figura e um semblante, e pode ser visto pelos espíritos, embora não pelos olhos humanos. Na medida em que Deus possui forma e personalidade, Ele não é onipresente no sentido em que você entende a palavra.... como um espírito personificado Ele não está em todos os lugares.... Deus é capaz de visitar pessoalmente todas as partes do Universo." (p. 261)
  • Rutherford: A Bíblia dá amplas provas de que não existe inteligência sem corpo. A humanidade não pode pensar sem um corpo. O próprio Deus tem um corpo – um corpo espiritual; é um organismo... (The Golden Age (A Idade de Ouro), 16 de janeiro de 1924, p. 253)

  • Rutherford: A Bíblia parece mostrar que o trono de Deus no céu está no que chamamos de norte, muito provavelmente perto das estrelas chamadas Plêiades. (The Golden Age (A Idade de Ouro), 16 de maio de 1928, p. 540)

Onisciência de Deus

  • Greber: "É verdade que Ele está ciente de todas as coisas e de todos os acontecimentos através da força que Dele emana.... Através do Seu poder Ele mantém contato com tudo o que existe: nada pode escapar da Sua atenção." (p. 261)
  • Rutherford: A palavra "espírito", tradução do grego, que se encontra em todas as nossas versões, não significa pessoa, criatura ou personalidade, mas simpIesmente o poder de Deus Jeová, que é invisível aos homens. Portanto, o espírito santo significa o poder de Jeová... (Riquezas, 1936, p. 181)

  • Greber: ...espíritos de Deus vigiam cada ser vivo e... eles relatam tudo o que acontece. Portanto, nada pode acontecer sem ser conhecido por Deus, e por esta razão você fala de Deus como sendo onisciente. Nisto você está certo, embora em um aspecto você exagere Sua onisciência... Deus sabe tudo o que aconteceu e está acontecendo. Ele conhece o passado e o presente. ... Mas não tem previsão dos eventos futuros que os homens podem moldar pelo exercício de seu livre arbítrio. Ele não sabe de antemão o que uma criatura de Sua vontade fará..." (p. 262)
  • Rutherford: Deus deve ter um meio muito mais rápido que a luz ou a eletricidade para Seu serviço, a fim de manter contato instantâneo com as partes mais remotas de Seu vasto domínio... (The Golden Age (A Idade de Ouro), 26 de agosto de 1925, p. 755)

  • Greber: "...pois até o conhecimento de Deus está sujeito a leis eternas..." (p. 262)
  • Rutherford: Você verá agora como deve ser muito simples para Jeová manter uma verificação automática dos movimentos de uma criatura e do movimento de seu cérebro, de seus pensamentos e de sua memória. É possível que o registro da vida do homem, desde o nascimento até a morte, seja preservado por um filme falado... E qual é a memória de Deus?... Se Sua própria grande mente retém tantos detalhes incontáveis ou se eles são mantidos em as mentes de anjos de confiança ou por algum equivalente automático de meios mecânicos não importa... (Consolation (Consolação), 23 de março de 1938, p. 4)

  • Greber: "A ignorância das decisões futuras tomadas livremente por Suas criaturas não indica que Deus seja de alguma forma imperfeito..." (p. 262)

A Trindade

  • Greber: "Como você pode ver, a doutrina de uma divindade trina não é apenas contrária ao bom senso, mas também é totalmente não apoiada pelas Escrituras." (p. 371)
  • Rutherford: Outra mentira, concebida e ensinada por Satanás, com o fim de zombar do nome de Deus e desviar do Altíssimo toda a humanidade, é a da "trindade".... A doutrina da "trindade" não tem o apoio bíblico; ao contrário, a Bíblia prova, sem a menor dúvida, que tal doutrina é do Diabo, e tende a enganar os homens e destruir-lhes a fé nas provisões sublimes de Deus Jeová ... a doutrina da "santíssima trindade" é outra mentira de Satanás. (Riquezas, 1936, pp. 177, 178, 181)

  • Greber: "Cristo ensinou um Deus unipersonalista, o Criador do Céu e da terra. Ele não conhece nenhum Deus triúno sobre o qual os católicos e outras denominações cristãs ensinam. Somente o Pai é Deus.... Que Cristo não é Deus, eu provei a você pelas Escrituras... Toda a Bíblia, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, reconhece apenas um Deus em uma pessoa. O Pai é Deus, e Ele somente..." (pp. 364-365)

Jesus Não é Deus

  • Greber: "Você vê quão ilógico é para sua antiga religião basear sua afirmação sobre a Divindade de Cristo na frase: 'Eu e o Pai somos um', em face do fato de que a mesma unidade que existe entre eles é prometida a todos os que crêem [João 17:22, 23].... Ele não é Deus." (p. 333)
  • Rutherford: "O Pai é maior do que eu." (João 14:28) "Deus é a cabeça de Cristo." (1 Corfntios 11:3) ... Quando Jesus terminou o seu trabalho orou ao Pai, dizendo : "Pai ... glorifica a teu Filho,..." .... se o Pai e o Filho eram um em substância e eternidade, por que oraria ele a si mesmo? (Riquezas, 1936, pp. 179-180)

  • Greber: "Depois de Sua ressurreição, Cristo disse: 'Eu subo para meu Pai e vosso Pai, e meu Deus e vosso Deus'.... '...porque o Pai é maior do que eu'. (João 14:28) (p. 364)

O Espírito Santo Não é Deus

  • Greber: "... não há em todo o Novo Testamento nem mesmo a evidência mais rebuscada para apoiar a doutrina de que... o 'Espírito Santo' é uma Deidade igual ao Pai." (p. 369)
  • Rutherford: Estas escrituras provam conclusivamente que o espírito santo não é uma pessoa e, portanto, não é um dos deuses da trindade.... Estas e outras escrituras expõem a falsidade das doutrinas de Satanás sobre encarnação e a trindade... (Reconciliation (Reconciliação), 1928, pp. 115-116)

Só o Pai é Deus

  • Greber: "Somente o Pai, e ninguém além dele, é Deus." (p. 333)
  • Rutherford: O princípio ao qual se refere aqui, não podia significar o princípio de Deus, o Pai, porquanto Ele... nunca teve princípio.... O Logos é a primeira e a única Criação direta de Jeová... (A Harpa de Deus, 1932, p. 74)

  • Greber: "O Pai é Deus, e somente Ele..." (p. 365)

Jesus Cristo Criado por Jeová

  • Greber: "Cristo é o Espírito mais elevado que o Deus onipotente poderia criar... o primogênito de toda a criação'. (Colossenses 1:15.) Cristo, portanto, não é Deus, como geralmente se pensa hoje, mas o primeiro ‘filho de Deus’ criado e, como tal, Sua mais elevada e perfeita Criatura". (p. 267)
  • Rutherford: O Logos é a primeira e a única Criação direta de Jeová; em seguida a ela tudo o mais criado por Deus foi executado por intermédio do Logos. É este o pensamento de Paulo quando disse: «O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a Criação; porque n'Ele foram criadas todas as coisas...». -- Colossenses 1:15-17. (A Harpa de Deus, 1932, p. 74-75)

  • Greber: "Naquela época lhe disseram que Cristo é o mais elevado dos espíritos criados por Deus e o único a ser criado diretamente; que o resto do mundo espiritual veio a existir através de Cristo... O próprio Cristo não era Deus, mas apenas o primeiro dos filhos de Deus..." (p. 301)
  • Rutherford: Por estas declarações sabemos que o Logos foi a única criação directa de Deus Jeová, e que depois o Logos tornou-se o agente executivo na criação de todas as coisas que foram criadas. (Libertação!, 1926, p. 13)

  • Greber: "Paulo O chama de Primogênito da criação; Ele foi, portanto, criado por Deus e, portanto, criatura de Deus, e não é mais Deus do que Seus semelhantes..." (p. .366)

Jesus e Lúcifer São Irmãos

  • Greber: "O segundo 'filho de Deus' foi aquele a quem você chama de 'Lúcifer -- o 'Portador da Luz' -- depois de Cristo o maior dos espíritos criados... (p. .267)
  • Rutherford: As Sagradas Escrituras mostram que o termo "estrelas da manhã" refere-se a duas criaturas poderosas do céu, a saber, Miguel (o Logos) e Lúcifer... Essas duas criaturas poderosas eram irmãos; ambos filhos de Deus. (The Watchtower (A Sentinela), 1.º de março de 1932, p. 76)

  • Greber: ... ele [Lúcifer] queria ser o governante supremo... Ele queria usurpar seu irmão. (p. 271)

João 1:1

  • Greber: "Em primeiro lugar, o texto deveria ser: '... o Verbo era um Deus'; e não: 'o Verbo era Deus'... João usa o termo 'um Deus' conforme foi aplicado em seus dias a todos os que eram instrumentos especiais de Deus... " (p. 368)
  • Rutherford: "... e o Logos era um deus.".... Por estas declarações sabemos que o Logos foi a única criação directa de Deus Jeová. (Libertação!, 1926, p. 12-13 [na edição portuguesa diz "era Deus", em vez de "era um deus" como está na versão inglesa])

Salvação dos Demônios

  • Greber: "As bases, aqueles espíritos que foram iludidos para se juntarem à revolta, ainda estavam animados por sentimentos muito diferentes daqueles nutridos por seus líderes... Os caminhos de Deus são maravilhosos ,.... após o desvio dos espíritos, Ele determinou um plano pelo qual recuperaria aqueles que O abandonaram. (p. 279)
  • Rutherford: Alguns Demônios Têm Alguma Honestidade... Enquanto os demônios como um todo são "espíritos mentirosos" porque nada que eles digam deve ser acreditado; contudo, as Escrituras dizem de alguns deles que "os demônios também crêem e tremem". (Tiago 2:19) Parece haver alguma base bíblica para a esperança de que alguns desses demônios possam finalmente ser salvos... (The Golden Age (A Idade de Ouro), 9 de maio de 1923, p. 508; The Golden Age (A Idade de Ouro), 30 de março de 1932, p. 390)

  • Greber: "Após a revolta de grande parte do mundo espiritual, Deus determinou um plano para salvar os seres infelizes que haviam caído no Abismo, e para trazê-los de volta ao Seu Reino... Aqueles que foram enganados eram culpados apenas de fraqueza, mas aqueles que os desviaram pecaram com premeditação..." (p. 281)
  • Rutherford: As Escrituras revelam que aqueles 'filhos de Deus' foram seduzidos ou desviados do caminho da justiça pela fraude praticada contra eles por Satanás e pelos demônios,... eles não eram parte da multidão de Satanás... (The Watchtower (A Sentinela), 1 de junho de 1937, p. 164, §5)

Ressurreição da Carne

  • Greber: "A 'ressurreição dos mortos' não tem, portanto, a menor referência à ressurreição do corpo físico. Não há ressurreição da 'carne'... Outra falsificação, atribuída a São Mateus, que fala dos mortos ressuscitados no dia da crucificação, enquanto na realidade se relata que um terremoto expulsou os corpos dos seus túmulos,..." (pp. 385-386)
  • Rutherford: O corpo humano de Nosso Senhor foi, no entanto, removido sobrenaturalmente da tumba.... Quer tenha sido dissolvido em gases ou o que quer que seja, ainda está preservado em algum lugar... (The Time is at Hand (O Tempo Está Próximo), 1889, (edição de 1927), p. 129)

  • Greber: "Materializado em forma humana, Cristo apareceu àqueles que estiveram mais próximos Dele em vida... Sua mãe, Seus apóstolos e Seus amigos." (p. 351)
  • Rutherford: No dia em que Jesus foi ressuscitado da morte.... Não lhes apareceu no mesmo corpo que fora crucificado.... como teria obtido o corpo se não era o mesmo com que fora crucificado?... A única resposta correta é que sendo um ser Divino, Ele tinha o poder para criar um corpo, os vestidos, etc e aparecer em qualquer ocasião onde desejasse. ... Ele tinha o poder para produzir ou criar um corpo aparecendo n'ele em qualquer ocasião e desfazê-lo quando entendia... (A Harpa de Deus, 1932, pp. 117-119)

  • Greber: "Nem mesmo de Cristo o corpo natural foi ressuscitado... não foi redissolvido em 'od' terrestre por meio de decadência... mas por desmaterialização..." (p. 385)

  • Greber: "Aqui [Mateus 27] você tem apenas mais um dos muitos exemplos de falsificações introduzidas no passado nos Textos Sagrados, por razões muito particulares. A falsa doutrina foi estabelecida que os corpos terrenos dos homens serão ressuscitados..." (p. 348)
  • Rutherford: Pergunta: Por favor, explique Mateus 27:52, 53.... Resposta: Há razões para acreditar que esses versículos são espúrios... (The Golden Age (A Idade de Ouro), 17 de abril de 1929, p. 478)

Reencarnação

  • Greber: "Os espíritos, separados de seus corpos materiais pela morte corpórea, entram nas respectivas esferas espirituais paralelas, onde permanecem até reencarnarem pelo renascimento na terra. Os espíritos que não progrediram são reencarnados." (p. 282)
  • Rutherford: Os demônios enganaram um menino de sete anos na Índia, fazendo-o pensar que ele era a reencarnação de um xeque morto... tudo isso é obra de demônios, com o objetivo de desacreditar a Bíblia .... O Brooklyn Daily Eagle,... publicou recentemente um artigo de cinco colunas anunciando as alegações dos demônios de que a reencarnação está acontecendo em várias partes do mundo.... o que se opõe por cada palavra da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse. (Consolação, 17 de novembro de 1937, pp. 6, 8)

Inferno

  • Greber: "Uma doutrina à qual você se apega com surpreendente tenacidade... é a de um 'Inferno eterno'. Este é um bicho-papão do qual você parece não estar disposto a abrir mão." (p. 377)
  • Rutherford: Não existe lugar nenhum para atormentar eternamente os homens ou almas. Deus não é um monstro... É uma invenção do Diabo... (Criação, 1929, pp. 263-264)

  • Greber: "Espero ter convencido você com minhas explicações de que não há autoridade na Bíblia para apoiar sua doutrina desumana e falsa de um Inferno eterno." (p. 379)
  • Rutherford: A doutrina do tormento eterno é uma difamação perversa a Jeová. Constitui uma calúnia infame ao Seu bendito Nome! (A Harpa de Deus, 1932, p. 45)

Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0244.html